Até o final de junho, 5.692 pessoas procuraram o Codecon em busca de direitos. Em 2016, o número não havia chegado ao 5 mil no mesmo período. Segundo Martins, um dos motivos para o crescimento foi a atuação do ônibus do consumidor (foto), que percorre o Estado com o serviço.
No primeiro semestre de 2016 foram feitos 1.179 atendimentos no serviço itinerante da Codecon e este ano, 2.456. Além das queixas, o ônibus é equipado com salas para promover conciliações rápidas entre reclamantes e reclamados. Um dos objetivos da Codecon é evitar a judicialização dos casos. Ou seja, só se recorre à Justiça quando não há chance de entendimento.
— Conseguimos acordos em cerca de 80% dos casos, o que evita que os casos sigam para a Justiça e agiliza a solução dos problemas — declarou o deputado pedetista Luiz Martins.
A Codecon presta atendimento gratuito e caso não haja resposta da empresa ou entendimento das partes, alguns casos pode virar ações judiciais. O serviço funciona na rua da Alfândega, 8, no Centro do Rio. Mais informações pelo telefone 0800-282-7060.
Fotos de Divulgação
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Esta matéria foi publicada antes na edição nº 190 do Tribuna Livre.
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