Defesa Civil de Angra passa a utilizar sinais sonoros de alerta, além do SMS

0
143

Alertas com mensagens virão com sinalizações sonoras | Foto: Portal Gov

Em conformidade com os sistemas mais modernos de prevenção a tragédias em todo o mundo e qualificando ainda mais o serviço de alerta e alarme em Angra dos Reis, a Defesa Civil (DC) municipal passa a utilizar a partir deste mês, além do tradicional SMS, alarmes sonoros e de mensagens que se sobrepõem a qualquer uso de momento do aparelho de telefone celular. O novo ‘Defesa Civil Alerta’ será usado em caso de evento severo, registro de altos índices de chuva em uma região específica ou necessidade de comunicação urgente.

As mensagens aparecerão como um pop-up na tela do celular, sobrepondo qualquer atividade em andamento, mas com diferenças sonoras importantes: no aviso de ‘evento extremo’, um som similar a uma sirene irá tocar no telefone por um tempo de 10,5 segundos; no aviso de ‘evento severo’, um som menos intenso será enviado aos aparelhos.

— Além das diferenças de sons, é muito importante que a pessoa leia o que está escrito nas mensagens. Uma informa que estão sendo registrados altos índices pluviométricos no município; a outra, que existe a necessidade de a pessoa sair da residência em que está — explica o superintendente de Gestão de Riscos da DC, Leandro da Silva Nunes.

Fronteiras — A Defesa Civil esclarece ainda que é importante se atentar à assinatura das mensagens. Quando emitidas pelo serviço em Angra, elas terão o nome da cidade nos textos. Isso é importante especialmente para quem reside próximo às fronteiras do município. Como o sistema envia as mensagens através das antenas de rádio, mensagens enviadas a bairros nos limites com outros municípios podem chegar também a cidades vizinhas.

O objetivo do ‘Defesa Civil Alerta’ é complementar outros serviços de aviso da DC, como o SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram, Google avisos, sirenes de alerta sonoro fixas e móveis e grupos de WhatsApp. O sistema se destaca por não exigir cadastro prévio nem conexão à internet. Quando houver a necessidade de envio de mensagens sobre eventos severos ou extremos, também será oferecido um formulário com perguntas simples às pessoas que receberam os alertas, na intenção de aprimorar o serviço. Não há previsão de emissão de alertas ‘teste’, portanto o serviço só será utilizado no caso de uma emergência real.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.