Defesa Civil Alerta emite mensagem de teste para 11 cidades

0
211

Sistema será importante para salvar vidas | Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

Os primeiros testes do sistema de alerta contra desastres provocados por eventos climáticos – Defesa Civil Alerta – foram realizados neste sábado (10), no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. Foram transmitidas onze mensagens – a cada cinco minutos – para diferentes cidades em sete estados.

A mensagem, com o texto “Alerta de emergência: extremo – Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Muçum/RS. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”, foi a primeira enviada ao município, às 15 horas.

Participaram ainda dos testes as cidades de Roca Sales (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Angra dos Reis (RJ), Petrópolis (RJ), Indianópolis (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Angra participou no último sábado (10), do teste do novo sistema de alerta de desastres da Defesa Civil Nacional. A cidade é uma das 11 escolhidas pelo Governo Federal para o projeto-piloto “Defesa Civil Alerta”.

O alerta foi disparado na sala de crise da Defesa Civil da cidade, no Centro, às 15h35. Celulares de moradores e turistas que estavam em qualquer ponto da cidade receberam o comunicado, acompanhado de um efeito sonoro, com a seguinte mensagem:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em ANGRA DOS REIS/RJ. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.

Não foi necessário fazer nenhum tipo de cadastro para receber o comunicado. Bastou apenas ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G.

Agentes da Defesa Civil de Angra e Nacional se posicionaram em um shopping da cidade para observar a reação das pessoas.

“O tempo todo, utilizando o celular, é uma forma de emergência. Poder sair de um lugar que ainda está de risco, desabamento, enchente, isso é muito importante”, afirmou uma outra moradora.

Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ferramenta vai dinamizar a ação do poder público e a preparação da sociedade para lidar com a cultura do risco.

Os testes serão efetuados por mais 30 dias, até o início da etapa de preparação e habilitação de todos os municípios brasileiros. “Esse sistema de alerta, na etapa de preparação, será decisivo para salvar vidas e o patrimônio das pessoas”, declarou Góes.

Os alertas terão duas classificações: extrema, para urgência imediata, e severa, para urgência esperada. As mensagens comunicarão desastres naturais ou causados pelo homem, conforme estabelecido pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). Elas também trarão orientações para a população sobre como se proteger.

(*) Com informações da Agência Brasil

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.