Defensoria Pública realiza ação em Paraty com foco nas comunidades quilombolas

0
134

Foram realizados quase 200 atendimentos durante o encontro. | Foto: Divulgação/DPRJ

No último sábado (28), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) promoveu mais uma edição do projeto “Defensoria em Ação nos Quilombos” no Quilombo do Campinho, em Paraty. Reconhecido como o primeiro quilombo oficializado no estado, o Campinho tem raízes históricas profundas, sendo fundado por mulheres.

Durante o evento, cerca de 200 atendimentos foram realizados, com a oferta de assistência jurídica gratuita e diversos serviços públicos à população local. Em parceria com a DPRJ, o Detran esteve presente para a emissão de documentos, facilitando o acesso da comunidade a esses serviços essenciais.

O projeto também destacou orientações jurídicas sobre temas como pensão alimentícia, regularização de guarda e visitas, investigação de paternidade, divórcio, dissolução de união estável, além de auxílio em benefícios como Bolsa Família, Aposentadoria Rural e Salário-Maternidade.

A ação contou com a participação de importantes entidades como a Defensoria Pública da União (DPU), Sebrae, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e a Associação de Moradores do Quilombo Campinho da Independência (Amoqc), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e a cidadania das comunidades quilombolas.

(*) Com informações do MPRJ

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.