Em edição extra do Boletim Oficial do município na quinta-feira, 2, o prefeito Cláudio Ferreti (MDB) assina decreto instituindo a iniciativa batizada de ‘Avança Angra’ com diretrizes, determinações e a criação de grupos de trabalho na própria prefeitura visando a redução de despesas e o aumento da arrecadação. Em 2025, Angra dos Reis estima arrecadar ao menos R$ 2,3 bilhões.
Como adiantado em conversa com o Tribuna Livre, o prefeito confirma um dos eixos de sua gestão, que pretende ser a modernização da Administração Pública, além da expansão dos investimentos e a melhoria dos gastos públicos, com redução das despesas correntes. Um grupo integrado pelas secretarias de Articulação Governamental, Planejamento, Finanças e Gestão de Pessoal, além da Procuradoria-Geral do Município vai acompanhar a execução das medidas. O grupo terá reuniões regulares todo mês e em seis meses deverá apresentar um monitoramento estratégico das metas aos demais secretários.
Para aumentar investimentos, o Avança Angra prevê a criação ao menos de uma agência de regulação para acompanhar parcerias e eventuais projetos envolvendo outrso entes públicos ou privados. Serão revisados ainda os Códigos Tributário e de Posturas, além do Plano Diretor do Município.
Entre os alvos do corte de gastos estarão as despesas de custeio e pessoal (incluindo aluguéis, combustíveis, salários e gratificações); a avaliação e reformulação de programas que incluam despesas; modernização da relação entre o município e os contribuintes e a renegociação de dívidas e benefícios fiscais já concedidos. Pagamento de diárias, horas extras, passagens aéreas e locação de mão de obra também deverão passar por um pente fino.
Anualmente, o prefeito pretende revisar os itens do plano, acrescentando ou remodelando a sua execução, com vistas a produzir, ao final da gestão, um governo mais enxuto financeiramente e portanto mais eficiente.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.