Limpeza em quintais é fundamental para combater o mosquito da dengue | Foto: Divulgação/SES-RJ

Com 14 mortes confirmadas por dengue na região, as cidades da Costa Verde e do Sul Fluminense respondiam até a última sexta-feira, 8, por mais da metade dos óbitos já computados pela secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). Volta Redonda, Resende e Angra dos Reis possuem juntas dez mortes causadas pela doença.

A secretaria de Saúde do Rio divulga semanalmente os índices da doença. No último dia 8 havia 26 mortes confirmadas em todo o Estado, com quatro entrando na estatística naquele dia. A morte anunciada pela prefeitura de Angra no dia anterior ainda não havia sido oficialmente computada.

— Os dados primeiro devem ser inseridos pelos municípios no Sistema de Informação e Agravos de Notificações (Sinan), do Ministério da Saúde, cuja base de dados é utilizada pela secretaria de Estado para atualização dos painéis informativos — explica a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello.

Também na sexta-feira, 8, a secretaria emitiu uma nota técnica para orientar os 92 municípios fluminenses sobre o fluxo de confirmação e divulgação de óbitos por dengue para agilizar o processamento dos dados represados. A partir das novas medidas, 11 óbitos ocorridos ao longo deste ano (10 semanas epidemiológicas) foram confirmados e atualizados no painel do Centro de Inteligência em Saúde, totalizando os 26 divulgados. Angra dos Reis está com dois casos de morte ainda sob investigação.

Para analisar os óbitos, a SES leva em consideração a data da ocorrência e não a data de divulgação. Essa é uma recomendação que foi feita durante toda a pandemia da Covid-19 e muda o entendimento da curva epidemiológica. Essas mortes não aconteceram todas ao mesmo tempo. Elas estão distribuídas dentro de 10 semanas, desde o início do ano, explica a secretaria.

Mortes por dengue no Sul Fluminense e Costa Verde
Volta Redonda – 4
Resende – 4
Itatiaia – 1
Barra do Piraí – 1
Angra dos Reis – 2
Mangaratiba – 1
Paraty – 1

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.