A partir desta segunda-feira, 23, os municípios de Angra dos Reis e Paraty entram na segunda semana de restrições e confinamento destinadas a evitar a propagação do novo coronavírus. Mesmo que o número de casos suspeitos da doença ainda pareça pequeno (são 25 em Angra e apenas 4 em Paraty), as prefeituras preveem avanço significativo nos próximos dias. Em Angra, o próprio secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Muchelli, especula que o número total de infectados pode chegar a 40 mil, o que corresponde a um em cada quatro moradores da cidade. Destes, ainda segundo Muchelli, pelo menos 800 precisariam de internação hospitalar. A cidade tem hoje cerca de 40 leitos aptos para isso.
Como a corrida contra o tempo é exatamente para evitar que o número de doentes cresça rapidamente, veja o que você precisa saber para evitar ser um portador de vírus para outras pessoas:
TRANSPORTES
Angra dos Reis e Paraty estão fechadas. O acesso se dá exclusivamente por meio de carros de passeio. A rodoviária de Angra está fechada por 15 dias inicialmente e Paraty fechou-se para a entrada de ônibus intermunicipais. Até o aeroporto da cidade foi bloqueado com máquinas para evitar pousos e decolagens. Não tente viajar por meios convencionais.
A circulação dos ônibus em linhas municipais continua, mas eles estão obrigados a carregar apenas 50% da lotação, sem passageiros em pé. Em Angra, o cartão de gratuidade dos idosos está suspenso até o final desta semana, inicialmente.
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS
Por determinação dos prefeitos de Angra dos Reis e Paraty, o comércio das duas cidades está fechado. Existem algumas exceções como supermercados, açougues, lojas de ração para animais, estabelecimentos de saúde, farmácias, casas lotéricas e bancos (estes regulados pelo Banco Central). Os bares e restaurantes só podem funcionar com 30% da capacidade ou em sistema exclusivo de entregas (delivery).
A mesma medida vale para os meios de hospedagem e hotéis. Estão fechados em Angra e Paraty e não podem receber visitantes.
ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES
A suspensão inicial das aulas por 15 dias deve ser prorrogada, possivelmente até o fim de abril. O ideal é não deixar as crianças e adolescentes sem atividades educativas mesmo em casa. Há unidades particulares aderindo ao ensino à distância, em ambiente online.
Em Paraty a prefeitura estuda um meio de garantir a alimentação dos alunos da rede pública que estejam em situação de risco social, só que o funcionamento disso ainda não foi divulgado.
FUNCIONAMENTO DAS PREFEITURAS E PAGAMENTO DE SALÁRIOS
Angra dos Reis e Paraty decidiram fechar o atendimento presencial ao público. Consultas e serviços podem ser feitos online nos sites respectivos.
Os calendários de pagamento do funcionalismo público segue inalterado. Em Angra dos Reis, a prefeitura decidiu antecipar a primeira parcela do 13º dos servidores aposentados. Os valores foram pagos na sexta-feira, 20, totalizando cerca de R$ 5,5 milhões.
PRAIAS, CACHOEIRAS E ATIVIDADES DE LAZER
Tudo suspenso. A ordem é evitar aglomerações. Por isso todas as atividades de lazer estão canceladas, inclusive cinemas, teatros e eventos. Até mesmo a concentração de pessoas em bares e praias está proibida. Como a fiscalização é difícil, esta medida depende de bom senso e compreensão da população. Em alguns locais, as prefeituras estão circulando carros de som com orientações. Evite sair.
TURISMO: EVITE CANCELAMENTOS, REMARQUE
O apelo do setor de turismo é para que os passeios e hospedagens já agendados não sejam cancelados e sim adiados/remarcados. Os meios de hospedagem e passeios serão os mais atingidos pela crise na região e alguns poderão não resistir financeiramente. Os adiamentos dos passeios, sem pedidos de devolução de valores já pagos, podem garantir alguma sobrevida ao setor.
PAGAMENTO DE IMPOSTOS E SERVIÇOS PÚBLICOS
As prefeituras de Angra dos Reis e Paraty decidiram prorrogar o vencimento de impostos como o ISS (do setor de serviços) e o IPTU. Suspensão de cortes de serviços essenciais como água e energia também estão sob avaliação. Os impostos federais concentrados no Simples terão o vencimento de abril postergado para outubro. O vencimento de março, no entanto, deve ser efetuado na data indicada. Em caso de dúvidas o ideal é procurar seu contador ou a própria prefeitura.
FAKENEWS E NOTÍCIAS FALSAS
No meio da pandemia, cresce também a emissão de notícias falsas (fakenews). A melhor arma contra elas é a boa informação e os sites e endereços com credibilidade. Confie nas fontes oficiais.
Em Paraty, por exemplo, um áudio falso, atribuído a uma médica da cidade, informava que pacientes locais estariam sendo transferidos para Angra dos Reis para ‘maquiar’ o número de casos da doença na cidade. É mentira!
Fique atento e tente sempre confirmar uma notícia antes de repassá-la.
O QUE VEM POR AÍ…
As duas prefeituras admitem que as medidas podem se tornar ainda mais restritivas caso a doença avance. Toda a preparação aliás, considera este cenário, de avanço da doença. Em Angra dos Reis, a Santa Casa de Misericórdia está sendo preparada para atender aos pacientes com a Covid-19. A maternidade irá para o Hospital da Japuíba e o Hospital de Praia Brava. A prefeitura informa que 800 pessoas serão contratadas para atender à saúde pública. Em Paraty, os atendimentos serão no Hospital Municipal Hugo Miranda, que já faz os atendimentos de emergência. Se necessário também, as equipes de saúde serão reforçadas, garante a prefeitura.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.