A cidade de Paraty adiou a entrada na ‘bandeira azul’, quando há menos restrições, prorrogando a ‘bandeira vermelha’ até 5 de agosto mas sinalizando de que a esperada retomada do turismo por acontecer antes de 15 de agosto. Nas últimas semanas, aumentaram muito os números de casos registrados e suspeitos da Covid-19 e a prefeitura cogita até aumentar o número de leitos no hospital de campanha, inicialmente concebido para atender a 32 pacientes não graves.
Na sexta-feira, 17, o prefeito Luciano Vidal (MDB) e a secretária municipal de Saúde, Carla Lacerda (foto), confirmaram a intenção de avaliar uma eventual ampliação da retaguarda para atendimento aos novos casos de Covid-19.
— Temos 32 leitos e mais quatro na Unidade de Pacientes Graves (UPG) no Hospital Hugo Miranda. Podemos dobrar esta capacidade de for necessário, o que exigirá a contratação de pessoal e médicos — explicou Carla
A volta das atividades de turismo é importantíssima para o município. A cidade não recebe visitantes desde março e as finanças do município sentem os efeitos já que mais da metade da arrecadação própria de Paraty depende da atividade turística. De março a junho deste ano, a arrecadação da cidade teve uma queda de 48% em comparação com 2019. Infelizmente, porém, não há o que fazer a não ser obedecer às recomendações. O prefeito Vidal pede apoio da população, no atendimento às medidas sugeridas pela saúde.
— A gente pede às pessoas para tomarem cuidado, fazer uso de máscara e seguir as recomendações. Estamos diante de uma doença nova, em todo o mundo. Nossas equipes estão se desdobrando mas as pessoas precisam fazer a sua parte — pediu o prefeito Vidal.
Nesta segunda-feira, 27, a cidade tinha 578 casos confirmados da Covid-19 e 24 óbitos. Destes, apenas três não eram idosos. Mais de 880 pessoas são casos suspeitos da doença. Entre as localidades com maior número de casos registrados estão o Corisco (49 casos), Taquari (44), Paraty Mirim (64) e Barra Grande (35). O crescimento dos número da doença na região costeira preocupa as autoridades de saúde que chegam a considerar que este momento seja o pico da trajetória da doença no município.
A fiscalização municipal tem autuado estabelecimentos e pessoas que descumprirem as recomendações sanitárias. O número 153 passou a ser o Disque-Denúncia para a população informar se houver algum descumprimento das medidas de isolamento social.
Política — Durante uma de suas transmissões ao vivo regulares, o prefeito Luciano Vidal demonstrou irritação com adversários políticos locais que, segundo ele, estariam ‘usando a pandemia’ para promoverem a desinformação e a disputa de natureza político-eleitoral.
— Se não tiver união das pessoas não vamos chegar a lugar algum. Levantar bandeiras políticas e partidárias neste momento, para fazer politicagem agora no meio da pandemia, não ajuda. Alguns já tiveram a oportunidade de fazer algo pela população e não fizeram. O desespero destas pessoas é ter que mostrar o que fez, sem ter nada para exibir — queixou-se Vidal.
Fotos: Reprodução
Publicado antes nas edição impressa do Tribuna Livre (nº 287)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: