As prefeituras de Angra dos Reis e Paraty aproveitaram as primeiras semanas de isolamento social para prepararem suas redes de assistência em saúde para receber os eventuais pacientes enfermos com a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Estes pacientes serão preferencialmente isolados, quando possível, e terão contato apenas com as equipes de saúde para não aumentar o contágio. É importante conhecer as portas de entrada do sistema para quem sentir sintomas associados à doença.


Em Angra, bairros fazem o primeiro atendimento aos doentes
Angra dos Reis montou um esquema de recebimento dos doentes que começa nos bairros, com a instalação de Unidades de Pré-Atendimentos em oito pontos da cidade (veja lista abaixo). Foram montadas estruturas próximas aos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Hospital da Japuíba (HMJ), UPA Infantil e Hospital da Praia Brava, para realizar os primeiros atendimentos de pacientes já com suspeita de contaminação.
UNIDADES DE PRÉ-ATENDIMENTO COVID-19 / ANGRA DOS REIS
- SPA Abraão / Ilha Grande – Rua Getúlio Vargas s/nº
- SPA Centro – Rua Júlio Maria, 90 – Centro
- SPA Frade – Avenida Beira Rio, s/ nº – Frade
- SPA Jacuecanga – Rua Doce Angra, s/ nº – Jacuecanga
- SPA Parque Mambucaba – Tv. Ivan Nunes, s/nº – Pq. Mambucaba
- UPA Infantil – Avenida Francisco Alves de Lima – Japuíba
- HMJ – Rua Japoranga, 43 – Japuíba
- Hospital da Praia Brava – Rua 8, s/nº – Praia Brava
— As unidades de pré-atendimento visam que as pessoas contaminadas não transmitam o vírus para outros pacientes e para o efetivo das unidades de saúde. Também teremos um diagnóstico precoce, instituindo uma conduta de internação domiciliar se assim for recomendado — explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Mucheli.
Caso haja confirmação do status de isolamento domiciliar, um veículo da própria secretaria de Saúde levará o paciente para sua casa, minimizando o contágio.


O Centro de Referência Covid-19 voltado exclusivamente ao tratamento de casos mais graves do coronavírus em Angra será na Santa Casa, no Centro da cidade. A unidade foi aberta oficialmente na segunda-feira, 30, e vai contar com 100 leitos de CTI, sendo 60 para tratamento semi-intensivo e 40 de tratamento intensivo. Desses, 50 já estão prontos e os outros 50 serão montados até a primeira quinzena de abril. Mais de 200 profissionais estarão atuando na unidade, em contratos temporários, por meio de uma Organização Social (OS).
— Serão 100 leitos de CTI, com todos os equipamentos comprados por uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura. Toda a referência do coronavírus aqui será na Santa Casa — explicou o prefeito Fernando Jordão (MDB).
Paraty tem esquema no Hospital Municipal Hugo Miranda
Em Paraty a unidade de referência será o próprio Hospital Municipal Hugo Miranda, a maior unidade de saúde da cidade. Os pré-atendimentos serão feitos nas unidades básicas e no CIS da Patitiba. Os casos de internação irão para o Hospital Municipal, numa recepção exclusiva para os suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sem contato com os demais pacientes da unidade. O organograma abaixo explica como será o atendimento.


— A Unidade de Pacientes Graves (UPG) terá todos os equipamentos necessários para atendimento dos casos mais graves. Toda equipe de atendimento foi preparada para este trabalho, sem risco para os outros usuários — garante o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB).
A unidade já recebeu pelo menos um paciente internado com suspeita de Covid-19, já usando os equipamentos e as equipes treinadas para o atendimento especial.
Além dos cuidados com os doentes que precisarem ser internados, toda a rede municipal de Saúde das duas cidades foi orientada a reconhecer casos de gripes fortes e infecção de vias aéreas e notificar imediatamente às secretarias municipais de Saúde para as providências de atendimento e cuidado.
* Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 278)
Fotos: Klauber Valente
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.