Coordenadora de Juventudes de Paraty está na ONU para fórum internacional

0
383

Parte da delegação brasileira que está na ONU para o Forum | Foto: Arquivo Pessoal

A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude de Paraty, Natália Braga, participa esta semana do Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) que acontece em Nova York, nos Estados Unidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) até a quinta-feira, 18. Ela e outros gestores jovens brasileiros são convidados do fórum para debater questões relacionadas à juventude mundial.

Única representante da Costa Verde, Natalia integra participa do evento a convite da ONU, ao lado de jovens participantes de organizações da sociedade civil, parlamentares e gestores de juventude do mundo inteiro. Ela também compõe a delegação brasileira do Observatório Internacional de Juventude.

— Para mim, esse encontro representa a idealização de um projeto coletivo, construído por muitos jovens paratienses. Como gestora, nunca imaginei chegar à discussões da pauta dentro das Nações Unidas. E não por não ser capaz, mas pelo patamar em que essas discussões se encontram — afirma Natália.

A coordenadora de Juventudes de Paraty, Natália Braga | Foto: Arquivo Pessoal

Paratiense de nascimento e filha de caiçaras, Natália é a gestora de Políticas Públicas para a Juventude em Paraty há 3 anos. É nutricionista, professora e pós-graduanda em Gestão de Territórios e Saberes. Foi aluna intercambista em projeto social na Colômbia e é vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty. Atualmente ela compõe o diretório do Fórum Estadual de Juventude do Estado do Rio.

— Como jovem, mulher, caiçara, paratiense e moradora de um bairro como a Ilha das Cobras, sei das dificuldades de estar inserida neste contexto — diz ela.

A edição 2024 do encontro na ONU tem como tema ‘Reforçar a Agenda 2030 e erradicar a pobreza em tempos de múltiplas crises: a entrega eficaz de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras’. Além dessas pautas, os gestores globais vão contribuir com debates de políticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu 17 objetivos sustentáveis, entre eles a erradicação da pobreza, educação de qualidade e ação contra a mudança global do clima.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingir um mundo melhor para todos os povos e nações nos próximos 6 anos. Esses serão alguns dos assuntos abordados nos três dias de reunião.

— Tenho o prazer de convidá-la a participar do Fórum da Juventude, uma plataforma para jovens líderes de todo o mundo dialogarem entre si e com os Estados-membros das Nações Unidas; e compartilharem ideias que façam avançar a agenda de desenvolvimento da juventude a nível nacional, regional e global — afirmou a presidente do Conselho Econômico e Social da ONU, Paula Narvaéz, na carta-convite enviada a Natália e aos demais convidados brasileiros.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.