Desde o último dia 17, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e sua Delegacia em Angra (DelAReis) inauguraram o primeiro contêiner habitável na Vila do Abraão, na Ilha Grande. De acordo com a Marinha, este pretende ser o primeiro de três postos avançados de Inspeção Naval integrados ao Projeto Costa Verde, iniciativa para melhorar a segurança aquaviária na região durante a alta temporada.
Uma cerimônia com autoridades militares, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Rio (Soamar-RJ) e representantes de órgãos de segurança pública e de meio ambiente do Estado e de Angra dos Reis marcou a instalação do primeiro equipamento. Representante da Receita Federal, lideranças comunitárias e empresários acompanharam a abertura do trabalho.
O projeto Costa Verde é uma parceria do Comando do 1º Distrito Naval, por meio da CPRJ, com a Soamar-RJ e a iniciativa privada para aprimorar a fiscalização do tráfego aquaviário, principalmente o de esporte e recreio, de transporte de passageiros e de turismo náutico na área marítima da Baía da Ilha Grande, uma das mais movimentadas do Estado durante o verão e a alta temporada.
Mais dois contêineres serão instalados até a primeira quinzena de janeiro de 2025, sendo um na praia do Jordão (na Monsuaba), em Angra; e outro em Conceição de Jacareí (Mangaratiba). Essas estruturas foram adaptadas para funcionar como bases avançadas, permitindo que as equipes de inspeção naval ampliem sua permanência e atuem em pontos com elevado fluxo de embarcações.
O projeto contará ainda com duas lanchas de patrulhamento e inspeção naval, atualmente em fase final de adaptação e de manutenção, sendo uma para a DelAReis e outra para a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá, que vão atuar na Operação Navegue Seguro 2024/25. Elas aumentarão significativamente a mobilidade e agilidade no atendimento a denúncias e emergências marítimas e ainda permitirão realizar ações de fiscalização e de busca e salvamento em áreas mais afastadas da costa e por períodos mais longos.
De acordo com a Autoridade Marítima, a combinação de bases avançadas fixas e móveis do projeto Costa Verde fortalecerá significativamente as capacidades operacionais da CPRJ e de suas subordinadas, com investimento captado totalmente na iniciativa privada. Assim ampliando sua presença em uma região de intenso tráfego marítimo, promovendo uma navegação cada vez mais segura na Baía da Ilha Grande.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.