O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Rio de Janeiro (Simcaerj) teve encontro esta semana com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, para pleitear a inclusão dos condutores de ambulância entre os profissionais do grupo prioritário para imunização contra a Covid-19. O pleito foi levado de imediato ao secretário de Desenvolvimento e Emprego do Rio de Janeiro, Jorge Felippe Neto (foto), para ser encaminhado depois ao secretário de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.
— Até o momento apenas 20% dos condutores de ambulância foram imunizados por não terem recebido a devida priorização nas campanhas de vacinação. O condutor de ambulância está diretamente na linha de frente do combate à Covid-19, no trato semanal a dezenas de pacientes, sendo justa esta priorização — defende o presidente do Simcaerj, Henrique Granadeiro Júnior.
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o Sindicato estima cerca de 35 mil condutores de ambulâncias nas redes de assistência pública e privadas, além de funcionários de empresas terceirizadas que também prestam serviços às unidades de saúde. Só na cidade do Rio são cerca de 5 mil profissionais. A imunização de condutores vem sendo feita, segundo o Sindicato, a critério das próprias unidades de saúde onde prestam serviços.
Na audiência com o secretário Jorge Felipe Neto, os diretores do Simcaerj ouviram a promessa de que o caso será levado para consideração da secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O mesmo pleito está sendo levado a outras cidades onde a imunização dos condutores também não tenha sido incluída nos grupos prioritários.
— Infelizmente já houve óbitos de condutores em virtude da doença e esta imunização é urgente e necessária. O condutor é responsável pelo transporte de todos os usuários, pacientes e equipes médicas. Cuidar da saúde deles e mantê-los no trabalho, traz qualidade ao serviço — defende o presidente Henrique.
Os diretores do Simcaerj aguardam para os próximos dias, uma audiência com o secretário Daniel Soranz para deliberação sobre o pedido.
Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: