Consulta definir novos gestores de 82 unidades de ensino para mandato de 3 anos. | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, realiza nesta quarta-feira, 7 de maio, a consulta pública para a escolha de diretores e auxiliares de direção das escolas da rede municipal. O processo definirá os gestores que ficarão à frente das unidades de ensino pelos próximos três anos.

Ao todo, 82 unidades escolares participam da eleição. Em seis delas, duas chapas estão concorrendo. A organização da votação é feita pelas Comissões Locais, formadas por representantes dos Conselhos Escolares, com supervisão da Comissão Central, composta por servidores da Secretaria de Educação.

Estão aptos a votar todos os funcionários das unidades, estudantes a partir de 12 anos e os responsáveis legais por alunos menores de 12 anos. A votação será presencial e acontece nos turnos de funcionamento de cada escola. O resultado será divulgado ainda no mesmo dia, após o encerramento da apuração.

Antes da designação oficial, todos os candidatos passaram por um curso de formação em gestão escolar. Em casos em que a votação não atinja o quórum mínimo de 30% ou em que o voto “não” tenha mais votos do que uma única chapa concorrente, a Secretaria de Educação será responsável pela nomeação da equipe gestora da unidade.

Confira os horários da votação por tipo de unidade:

CEMEIs (Educação Infantil) – das 8h às 19h

CETIs (Tempo Integral) – das 8h às 19h

EMs (Ensino Infantil e Fundamental) – das 8h às 19h

EMEJA (Educação de Jovens e Adultos) – das 17h às 21h

O processo está regulamentado pela Resolução SEJIN nº 016, de 6 de setembro de 2024, e integra o modelo de Gestão Democrática do Ensino Público, instituído em Angra pela Lei nº 3.930, de 10 de setembro de 2020, que reforça a participação de toda a comunidade escolar nas decisões administrativas das instituições de ensino.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.