O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) anunciou esta semana um investimento de R$ 3 milhões para impulsionar o saneamento básico e o esgotamento sanitário dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde. O aporte faz parte do programa Sanear BIG, e aportará recursos em domicílios de áreas rurais e periurbanas, a fim de reduzir o impacto de efluentes domésticos às principais captações de água da bacia de águas.
— Ao longo dos anos, a baía da Ilha Grande tem sido afetada pela descarga do esgoto não tratado e outros poluentes, comprometendo não só a qualidade da água, mas também a saúde das comunidades e biodiversidade. O programa tem como finalidade definir a aplicação estruturada deste recurso, contribuindo para a redução de doenças de veiculação hídrica, preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida, valorização imobiliária e turismo — comenta o diretor-presidente do Comitê-BIG, Luiz Paulo Nascimento.
O edital aberto em 2024 prevê atender a 28 localidades sugeridas pelas prefeituras dos municípios atendidos.
— Inicialmente será desenvolvida uma visita em campo para verificarmos quais localidades o orçamento consegue atender. Com esta etapa concluída, um termo de referência será desenvolvido para a contratação da executora das obras e, logo após, realizaremos uma mobilização comunitária para saber quais casas aceitarão receber o sistema individual de tratamento — explica Victor Lisbôa, especialista em recursos hídricos da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), que atende o CBH-BIG.
A previsão de início das obras, caso as localidades escolhidas atendam integralmente ao que está previsto no edital, é já no segundo semestre de 2025.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.