O volume de vendas no comércio varejista do Estado do Rio teve crescimento de 2,9% em dezembro, na comparação com o mês anterior. O desempenho superou a média nacional, que apresentou leve queda de 0,1%, e estados como São Paulo, onde houve retração de 1%. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quinta-feira, 13, pelo IBGE, o Rio teve o segundo melhor resultado do país, ficando atrás apenas do Distrito Federal.
No acumulado de 2024, o comércio varejista no estado cresceu 1,6%, registrando o melhor desempenho desde 2014, quando o setor avançou 3,2%. Já na comparação com dezembro do ano anterior, a alta foi de 0,2%. A pesquisa do IBGE acompanha o comportamento dos principais segmentos do varejo e apontou que três dos oito setores analisados tiveram desempenho positivo: outros artigos de uso pessoal e doméstico, móveis e eletrodomésticos, além de livros, jornais, revistas e papelaria.
De acordo com a secretária interina de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernanda Curdi, fatores como emprego, renda e crédito contribuíram para o crescimento das vendas. Segundo ela, o Rio teria hoje, os elementos ‘determinantes para o aumento do consumo e do varejo’, impulsionados pela percepção de um bom momento econômico.
Os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio fluminense e indicam um cenário promissor para o setor em 2025, impulsionado pela estabilidade econômica e maior confiança do consumidor.
Brasil — Em todo o país, as vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando o aumento foi de 8,4%.
Ao longo de 2024, oito das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram expansão, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, grupo que subiu 14,2%. É a única que, assim como o conjunto do setor de comércio, acumula 8 anos seguidos de alta. Os subsetores de produtos farmacêuticos em si e o de perfumaria e cosméticos também cresceram.
(*) Com informações da Agência Brasil.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.