Com estiagem, Saae/Angra recomenda economia de água em sete bairros

0
206

Adutora da Banqueta é um dos principais reservatórios de Angra | Foto: Arquivo/2014

Pelo menos sete bairros de Angra dos Reis passarão a ter a oferta de água regulada a partir desta sexta-feira, 28, por decisão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR), como medida de economia em virtude de um período de estiagem e com baixos índices de chuvas e consequente baixo nível de reservação nas barragens da cidade. Os bairros atingidos pela medida serão o Parque Belém, Ribeira, Sapinhatubas 1, 2 e 3, Japuíba e Nova Angra. 

Para as torneiras não ficarem totalmente secas, os moradores dos sete bairros precisam economizar a água armazenada nas caixas d’água. A expectativa é que o fornecimento intermitente de água nestes bairros dure até setembro, época em que costuma ter fim a temporada sem chuvas. 

Pelo planejamento do Saae/AR, o bombeamento de água para os bairros do Belém e da Ribeira será à noites nos dias ímpares e desligados na noite do dia seguinte. A água será bombeada para estes bairros por 24 horas. Nos bairros Sapinhatubas 1, 2 e 3, o bombeamentos de água será entre a manhã e a noite dos dias pares. Na Japuíba e Nova Angra, o bombeamento será nas noites dos dias pares e desligado 24 horas depois. 

O Saae/AR explica que, para melhorar o abastecimento de água está executando obras na rede adutora, como trocas da tubulação de 300mm para 400 mm e retirada de areia das barragens para aumentar o nível de reserva de água. Mas é muito importante que os moradores economizem e diminuam o consumo. Atualmente as barragens Cabo Severino, Banqueta e Grande Japuíba, que abastecem aos bairros atingidos, se encontram com níveis muito baixos de armazenamento.

As ações emergenciais e provisórias de controle da distribuição poderão ser estendidas a outros bairros, caso as chuvas na região continuem escassas durante a estiagem. É o caso de Parque Mambucaba, Camorim Grande, Camorim Pequeno e Jacuecanga, cujos reservatórios de Itapicu, Parque Mambucaba, B2 e Camorim atualmente estão em estado de atenção.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário