A prefeitura de Angra decidiu reduzir o período de abastecimento de água em 16 bairros da cidade a partir desta quarta-feira, 19. A medida emergencial foi adotada devido ao baixo volume de chuvas nos últimos 30 dias e a onda de calor no estado do Rio, com temperaturas acima dos 40 graus, o que aumenta o consumo de água.
Inicialmente, a medida será por 15 dias, até 5 de março, porém, como não há previsão de chuva para a próxima semana, a situação será ser reavaliada e o racionamento estendido a outros bairros.
Para amenizar os impactos da medida, o Serviço de Água e Esgoto de Angra (Saae/AR) disponibilizou caminhões-pipa para atender às localidades onde o abastecimento será intermitente. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (24) 3377-6551, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados e domingos, o atendimento ocorre pelo telefone (24) 3365-4700, das 8h às 17h.
Os 16 bairros afetados foram divididos em grupos pelo Saae/AR. Nos bairros não mencionados, o fornecimento de água segue normalmente. Durante o abastecimento intermitente, a prefeitura recomenda que os moradores economizem água, reduzam o desperdício e racionar o uso da água armazenada em caixas d’água ou cisternas.
GRUPO 1 – Abastecimento em dias pares
- Belém e Ribeira: das 21h até as 21h do dia seguinte.
- Encruzo da Enseada: das 19h até as 19h do dia seguinte.
GRUPO 2 – Abastecimento em dias ímpares
- Campo Belo, Gamboa do Belém e parte da Grande Japuíba (Vila Nova, Divinéia, Manguinhos, Porteira e Aeroporto): das 21h até as 21h do dia seguinte.
- Ponta do Sapê: das 19h até as 19h do dia seguinte.
GRUPO 3 – Abastecimento todos os dias, das 6h às 18h
- Morro da Glória I e II, Morro do Tatu.
GRUPO 4 – Abastecimento todos os dias, das 6h30 às 16h
- Marinas.
GRUPO 5 – Abastecimento todos os dias, das 8h às 16h
- Morro do Carmo.
Dicas para economizar água no dia a dia:
- Reduzir o tempo do banho e fechar o chuveiro ao se ensaboar;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça;
- Usar a máquina de lavar sempre cheia e em ciclos completos de lavagem;
- Reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o chão;
- Não lavar calçadas e veículos com mangueira (somente com balde);
- Verificar e corrigir vazamentos e infiltrações.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.