Durante evento bastante significativo do ponto de vista político e que lotou o salão do clube Vera Cruz e os arredores, no Centro da cidade, o ex-secretário de Governo de Angra, Venissius Barbosa, deu o pontapé inicial em sua pré-candidatura a deputado federal. Foi também a primeira aparição pública dele após a filiação ao Podemos, legenda pela qual deve disputar a eleição ao Congresso Nacional.
A lista de autoridades presentes para dar saudações e apoios à pré-candidatura foi extensa. Deputados estaduais, vereadores e lideranças regionais e do interior do Estado fizeram fila para os cumprimentos e desejos de sorte. Esta será a segunda tentativa de Venissius de chegar à Câmara dos Deputados. Em 2018, ele teve pouco menos de 20 mil votos e terminou a corrida como segundo suplente. Seu partido à época, o PRP, elegeu apenas um deputado. Em 2022, ele acredita que pode mudar o resultado.
— Estou mais experiente e me sinto preparado para a tarefa. Temos de marcar nesta eleição um momento de virada para a Costa Verde. A nossa região precisa ser bem representada no Congresso pela sua importância e riqueza econômica — defendeu Venissius.
A região estava bem representada no lançamento. Oito dos 14 vereadores de Angra dos Reis manifestaram apoio público a Venissius. De Paraty vieram três vereadores, entre ele o presidente da Casa, vereador Sanica (MDB). De Mangaratiba, além de vereadores, estavam o prefeito Alan Bombeiro (PP) e o vice-prefeito Chicão da Ilha (PP). Alan, aliás, fez um dos discursos mais enfáticos e revelou ter passado a infância na Ilha Grande.
— Venissius você pode contar com meu apoio e o da população de Mangaratiba. Você será o meu deputado para ser depois o deputado federal da Costa Verde — elogiou Alan.
Angra — Em pelo menos três momentos do evento houve críticas ao prefeito angrense Fernando Jordão (PL), ausente do lançamento. De forma indireta, porém sem despiste, o presidente estadual do Podemos, Patrique Welber, afirmou ter sido procurado pela esposa do prefeito com o pedido de que negasse legenda a Veníssius impedindo sua entrada no partido. A justificativa foi de que Venissius seria ‘inimigo número 1’ da parlamentar. O pedido, no entanto, não foi aceito.
Em outro ponto do evento, o próprio Venissius criticou indiretamente o prefeito por haver no governo, segundo ele, uma ordem para que os ocupantes de cargos comissionados da prefeitura angrense não participassem do ato desta terça-feira, 19.
— Quero dizer ao prefeito e a essas pessoas que tomaram esta decisão, que não sou candidato de grupo político. Nem do governo e nem da oposição. Sou candidato a representar a população da nossa região — disse o pré-candidato.
O prefeito Alan e o ex-secretário de Governo de Niterói, Victor Júnior, pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, também criticaram o prefeito angrense. Em redes sociais, no mesmo momento do ato em Angra dos Reis, Fernando Jordão foi fotografado num evento político semelhante na cidade de São João de Meriti.
Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: