A medida vai contemplar as carreiras de delegado, perito criminal, perito legislativo e piloto policial. | Foto: Divulgação/PCERJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou nesta terça-feira, 4, a abertura de concurso público para a Polícia Civil. Ao todo, serão disponibilizadas 414 vagas distribuídas entre os cargos de delegado (85 vagas), perito criminal (76), perito legista (251) e piloto policial (2). As seleções têm como objetivo repor cargos vagos na corporação.

Com essa nova autorização, o governo estadual já soma mais de 3.200 vagas abertas para a Polícia Civil durante a atual gestão — um avanço expressivo após uma década sem realização de concursos na área.

— Somos a gestão que mais valorizou a Polícia Civil na história do Rio de Janeiro. Aproveito para deixar um recado aos pesquisadores: não nos esquecemos de vocês. Ainda há a questão dos vetos ao Progap, mas seguimos lutando para derrubá-los e ampliar ainda mais o efetivo da instituição. Estamos avançando, fortalecendo nossas instituições e cuidando da população — afirmou o governador.

O secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, também destacou a importância da medida.

— Sem dúvida, essa autorização representa um grande avanço para a Polícia Civil. Não é apenas a instituição que ganha, mas toda a população fluminense, que poderá contar com mais profissionais dedicados à segurança pública — declarou Curi.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.