Os bares de Volta Redonda interessados em participar do 1º Circuito Gastronômico de Volta Redonda – Volta de Boteco têm até a próxima sexta-feira, 17, para efetuar a inscrição relacionado ao evento, que tem como objetivo difundir e também valorizar a comida de boteco da cidade.
As inscrições para o evento, que está sendo realizado pelo Polo Gastronômico de Volta Redonda e pela Aciap, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda – com o apoio da Fundação CSN e do Sebrae –, devem ser efetuadas na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap), que fica na Rua Desembargador Assis Chateaubriand, número 18, no bairro Aterrado.
No “Volta de Boteco”, os bares e restaurantes da cidade estão convidados a oferecer um petisco relacionado à comida de boteco, que defina a sua identidade, com preço fixo de R$20,00. Durante a primeira etapa do evento, que acontece entre 6 e 23 de junho, o público poderá percorrer os bares e restaurantes participantes e avaliar os pratos e demais categorias do concurso – atendimento, temperatura da cerveja/chopp e melhor garçom..
Na segunda etapa, que acontece em 30 de junho, os 10 melhores estabelecimentos avaliados na categoria petisco serão convidados a participar de uma Feira Gastronômica com entrada gratuita na área de lazer do Hotel-escola Bela Vista, com música ao vivo e atrações culturais.
O primeiro colocado na categoria Petisco será convidado para participar do evento Festival de Inverno de Volta Redonda, que acontece no mês de agosto. Já os três melhores estabelecimentos de cada categoria serão premiados durante o evento com uma placa comemorativa. Haverá também uma premiação especial para o garçom que for eleito o melhor do município.
Além da votação do público, um júri técnico composto por seis pessoas relacionadas ao setor gastronômico vai avaliar os estabelecimentos. O peso do voto do júri técnico será de 60%, enquanto o do voto popular, de 40%. A apuração será realizada por uma equipe imparcial e o regulamento será disponibilizado no site do evento. Outras informações estão disponíveis na Aciap.
De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o 1º Circuito Gastronômico Volta de Boteco será realizado em cumprimento à Lei Municipal 5.266/2016, que institui oficialmente o evento no calendário do município.
– É um trabalho de construção coletiva de várias instituições e secretarias municipais do governo Samuca para o desenvolvimento e reconhecimento de Volta Redonda como polo gastronômico – diz a secretária.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destaca também a importância relacionada à participação dos proprietários de bares e estabelecimentos similares de Volta Redonda.
– Estamos trabalhando na mobilização para que diversos estabelecimentos participem do Volta de Boteco. O formato do evento é bem democrático. Queremos que o convite se estenda a todos os bares da cidade – afirma o secretário.
O prefeito Samuca Silva também falou sobre a iniciativa, ressaltando que o Volta de Boteco é uma excelente chance para movimentar a cidade.
– Eventos ligados à gastronomia oferecem uma ótima oportunidade de atrair turistas para a nossa cidade. Todos ganham com isso e a economia da cidade fica aquecida – declara o prefeito.
Fotos: reprodução
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.