Municípios da região Sul Fluminense se preparam para, no próximo sábado, 2, celebrar o Dia de Finados, data que marca a homenagem de amigos e familiares a entes queridos já falecidos. Sabendo da importância do dia para grande parte da população, a prefeitura de Angra dos Reis realizou diversas ações nos cemitérios da cidade, como capina, roçada e pintura.

No total, dez locais se organizam para receber as homenagens: cemitérios do Belém, da Verolme, do Bracuí, Vila de Mambucaba, Serra D’Água, Provetá, Vila do Abraão e Freguesia de Santana, além dos ossários da capela da Matriz e do Convento São Bernardino de Sena. O horário de visitação será das 8h às 17h. Alguns cemitérios também receberão missas – Belém, às 9h; Verolme, às 10h, e Igreja da Serra D´Água, às 15h.

Em Volta Redonda, a expectativa é que a demanda de fiéis que vão ao Cemitério Municipal do Retiro seja maior na data específica. Para melhor atender a esse público, a Prefeitura de Volta Redonda realizou manutenção e limpeza geral no cemitério, além de preparar toda a estrutura de acesso e acolhimento para o público.

– Esperamos um grande número de pessoas e queremos que elas se sintam acolhidas, que possam prestar suas homenagens com tranquilidade. Para isso, colocamos uma grande estrutura municipal para atender os fiéis desde os acessos e durante o período que estiverem no cemitério – ressalta o prefeito Samuca Silva.

O Cemitério Municipal recebeu serviços como limpeza geral, caiação, roçada, capina nas áreas externas. Também foi realizada pintura e reforma hidráulica nas capelas, que receberão melhorias na parte elétrica. Nos acessos ao cemitério, as equipes da SMI fizeram limpeza em todas as avenidas que ligam ao local, incluindo retirada de entulho e pintura de caiação.

Em Barra Mansa o Cemitério Municipal receberá no feriado cerca de dez mil pessoas durante todo o dia e, para melhor receber os visitantes, o espaço está recebendo diversas melhorias como manutenção geral, que inclui limpeza, poda de árvores, remoção de folhas e pintura de meios-fios.

A programação para a data já está definida junto às igrejas evangélicas e demais seguimentos religiosos. A tradicional missa católica acontecerá em dois momentos. A primeira às 8h da manhã; a segunda, às 16h. Além disso, haverá distribuição de água e a presença da equipe da Cruz Vermelha, fazendo atendimentos durante todo o dia.

Em Resende, além de o município também se preparar formalmente para a data, um evento, organizado por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), também vai marcar o dia. Será realizada a 16ª Exposição ‘Finados Cultural’, no sábado, 2, na Capela do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos.

Será uma edição especial no Dia de Finados, em homenagem ao idealizador do projeto, o historiador Claudionor Rosa, que faleceu em março deste ano, aos 78 anos de idade, deixando seu legado no acervo histórico-cultural do município. Claudionor era servidor público municipal e atuava como diretor do Arquivo Histórico de Resende.

A mostra, organizada pelo Arquivo Histórico, estará aberta para visitação entre 8h e 17h. A entrada é gratuita. A exposição reunirá imagens que retratam a história do Cemitério Municipal, além de documentos, textos e curiosidades sobre o local. O projeto ‘Finados Cultural’ também homenageia ilustres moradores sepultados naquele espaço. A população terá a oportunidade de voltar ao túnel do tempo, com os verbetes relacionados a personalidades enterradas no local e funerais de indígenas e da época da escravidão, podendo conhecer um pouco da origem da tradição de velórios, sepultamentos e outros rituais. Haverá um painel dedicado à biografia de Claudionor Rosa.

 

 

 

Fotos: divulgação / Secom VR / Chico de Assis / Carina Rocha

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome