Cidades da Costa Verde formalizam interesse em consórcio para o turismo

0
83

Prefeitos da região buscam recursos do governo federal | Foto: Luis Lara/PMAR

As três cidades da Costa Verde e as vizinhas Itaguaí e Rio Claro deram um passo importante rumo ao desenvolvimento turístico da região na semana passada, após formalizarem um Protocolo de Intenções para o Consórcio de Turismo da região. Os quatro prefeitos encontraram-se na sede da prefeitura de Itaguaí na terça-feira, 4, e assinaram o documento conjunto. Os prefeitos Cláudio Ferreti (Angra), Haroldo Jesus (Itaguaí), Luiz Cláudio (Mangaratiba) e Babton Biondi (Rio Claro), além do secretário de Turismo de Paraty, Eduardo Mello, concordaram com a necessidade de união regional.

O consórcio visa integrar os destinos turísticos da região, aumentando o tempo de permanência dos visitantes e posicionando a Costa Verde como um produto único, tanto no mercado nacional quanto internacional. A iniciativa também busca fortalecer a região politicamente e atrair novos investimentos. Durante o encontro, os gestores destacaram que a colaboração entre as cidades deverá ir além do turismo, podendo gerar avanços em setores como emprego, comércio e infraestrutura.

— Vamos fortalecer o turismo nacionalmente e internacionalmente, atraindo mais investimentos e ampliando oportunidades. Juntos, faremos da Costa Verde um destino para o Brasil e para o mundo — apostou o prefeito Ferreti (MDB).

O projeto será apresentado ao governo federal, em Brasília, em busca de apoio institucional e recursos para impulsionar o turismo na região. O secretário de Parcerias e Inovação Tecnológica de Angra, Rodrigo Gouvea, destaca que a iniciativa é ‘fundamental para impactar toda a cadeia do turismo’ e que as cidades irão até o Ministério do Turismo com a proposta de divulgação integrada do destino ‘Costa Verde’ e para captar investimentos.

na avaliação dos prefeitos, a criação do consórcio representa um avanço para a região, que busca consolidar-se como um dos principais polos turísticos do Brasil, promovendo ações integradas e ampliando as oportunidades econômicas e sociais para os municípios envolvidos.

— Seguiremos juntos, trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região e tornando a Costa Verde ainda mais forte e reconhecida pelo seu turismo, que encanta do mar à serra. O Consórcio é de grande importância para desenvolver nosso turismo e nossas cidades — afirmou o prefeito Haroldo, de Itaguaí.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.