Após um intervalo causado sobretudo pelos três anos de pandemia, a prefeitura de Paraty, por meio da secretaria de Cultura, e com a participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade, realiza sua quinta Conferência Municipal de Cultura entre os dias 20 e 21 de junho, na Casa da Cultura, no Centro Histórico. O encontro será oportunidade para resgatar ações deliberadas na última conferência, em 2018, e avançar em políticas públicas no setor.
A V Conferência Municipal de Cultura de Paraty terá como tema geral ‘Democracia e Direito à Cultura’ em consonância com a quinta Conferência de Cultura do Estado do Rio, que será realizada até 30 de outubro e a quarta Conferência Nacional de Cultura que será realizada de 4 a 8 de dezembro, em Brasília.
Um dos objetivos da V Conferência Municipal de Cultura em Paraty é atualizar o Plano Municipal de Cultura, sendo fundamental a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras culturais, assim como as representações de instituições que integram a cadeia produtiva da cultura em Paraty, amplamente reconhecida como uma das mais relevantes e expressivas do Estado do Rio.
— Para que o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura continue avançando em Paraty precisamos nos unir — ressalta o secretário municipal de Cultura, José Sérgio.
Programação da V Conferência Municipal de Cultura de Paraty
Dia 20 de junho
9h – Credenciamento
Durante horário de credenciamento Café de boas-vindas
9h30 – Abertura da V Conferência Municipal de Cultura de Paraty
Cerimonial de Abertura com a execução dos Hinos Nacional e de Paraty pela Orquestra Municipal de Paraty | Fala das autoridades | Apresentação Artística: Orquestra Municipal de Paraty
Posse dos Conselheiros Municipais de Cultura – Eleitos na Eleição Suplementar Biênio 2022/2024.
9h50 – Leitura e Aprovação do Regimento da V Conferência Municipal de Cultura de Paraty.
10h20 – SNC e SMC – Explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura e seus desdobramentos com foco no Plano Municipal de Cultura.
11h – A Assembleia será dividida em grupos setoriais, para discussão das contribuições resultantes das Pré Conferências de Cultura, sendo estes: Setorial de Música; Setorial de Biblioteca, Livro, Leitura e Literatura; Setorial de Artes Cênicas; Setorial de Audiovisual; Setorial de Artes Visuais; Setorial de Povos e Comunidades Tradicionais; Setorial de Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial e Setorial de Gastronomia.
13h – Intervalo de almoço
14h – Apresentação das contribuições com metas para cada Setorial a serem inseridas no Plano Municipal de Cultura, com abertura para novas contribuições dos presentes, 10 minutos para cada setorial.
15h30 – Avaliação do Plano Municipal de Cultura
16h30 – Apresentação Artística: Cia de Dança e Arte
17h – Café e encerramento
Dia 21 de junho
9h – Café Caiçara
Apresentação Artística: Orquestra de Violões da Casa da Cultura
9h30 – Painel Expositivo: Separar grupos por Eixos Temáticos
Eixo 1: Institucionalização e Marcos Legais da Cultura
Eixo 2: Diversidade Cultural e transversalidade de gênero, sexualidades e raça na política cultural
Eixo 3: Patrimônio e Memória
Eixo 4: Democratização do acesso à cultura, participação social e representatividade enquanto metodologia de governança
Eixo 5: Sustentabilidade: dimensão social, economia e ambiental
13h – Intervalo para almoço
14h – Apresentação dos resultados dos Eixos Temáticos em consonância com a Conferência Estadual e Nacional de Políticas Culturais.
15h20 – Referendar avaliação e revisão.
15h40 – Eleição dos Delegados | Explanação sobre o papel do delegado | Divulgação dos delegados.
16h – Coffee break
16h30 – Apresentação das proposituras e validação
18h – Encerramento: Apresentação Artística Jongo do Quilombo do Campinho
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.