Serviço é gratuito e pode ser acessado pelo Whatsapp | Foto: Reprodução

A Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180, principal ferramenta de combate à violência contra a mulher no país, registrou 112.164 ligações no Rio de Janeiro em 2024, um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior, quando houve 109.720 ligações. O número de denúncias também cresceu de 19.453 em 2023 para 21.528 em 2024, um incremento de 10,6%. Desse total, 19.584 denúncias foram feitas por telefone e 1.527 via o canal do WhatsApp.

A maioria das denúncias (15.653) foi feita pelas próprias vítimas, enquanto 5.843 foram realizadas por terceiros. A residência da vítima continua sendo o local onde mais ocorrem situações de violência, com 9.389 registros. Em 6.522 casos, a violência aconteceu em residências compartilhadas entre vítimas e suspeitos. Mulheres entre 40 e 44 anos foram as mais afetadas, com 3.545 denúncias, e mulheres pretas e pardas representaram a maioria das vítimas (12.351). Além disso, 9.899 vítimas relataram que a violência ocorre diariamente, enquanto 4.375 afirmaram que é ocasional.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, atribui o aumento no número de atendimentos à maior confiança da população no serviço, que passou por uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação do Programa Mulher Viver sem Violência.

— Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, além de intensificar campanhas para divulgar o Ligue 180, inclusive o atendimento via WhatsApp — afirmou a ministra.

O Ligue 180 é um serviço gratuito disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o Brasil. Em casos de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190. O canal também oferece atendimento via WhatsApp pelo número (61) 9610-0180. A ampliação e melhoria do serviço reforçam o compromisso do governo federal com o enfrentamento à violência contra a mulher.

Brasil — Em 2024, a Central Ligue 180 atendeu 691.444 ligações de todo o território nacional, o que representa um aumento de 21,6% em relação a 2023. O número de atendimentos pelo WhatsApp, lançado em abril de 2023, passou de 6.689 em 2023 (743/mês) para 14.572 em 2024 (1214/mês) — salto de 63,4%.

(*) Com informações da secretaria de Comunicação da Presidência.

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