CEFEC de Itacuruçá, em Mangaratiba, é reinaugurado com novidades

0
615

Reinaugurado na noite da última sexta-feira, 30, pela prefeitura de Mangaratiba, o Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira – CEFEC, em Itacuruçá, passou por reformas para melhor atender à população e agora também conta com a sala Maria Concilia Marques Kede, uma homenagem à artista, abrigando reproduções de suas obras.

O prefeito Alan Costa – “Alan Bombeiro” –, e a primeira-dama, Deise Costa, prestigiaram o evento. Vereadores, secretários e a população em geral também participaram da ação, que contou com diversas homenagens.

– É uma oportunidade linda poder abrir um espaço em homenagem a uma pessoa que apaixonou as outras pessoas, que trouxe para cá sua história, suas lindas obras. Não tive o prazer de sentar com ela e conversar, mas quero agradecer muito a Deus por estar fazendo parte desse momento. A cada pessoa que contribuiu com a reforma, seja com a pintura, seja cozinhando, o meu muito obrigado – comenta o prefeito Alan Costa.

Nascida em Olinda, Pernambuco, Maria Concilia Marques Kede conheceu em Itacuruçá, no fim dos anos 40, Sebastião Moraes Kede, com quem se casou e formou família. Ela alfabetizou crianças carentes e também ministrou aulas de reforço escolar, envolvendo-se em ações beneficentes. Mantendo sua paixão pela pintura, deixou uma marca artística de talento e beleza.

O vereador Emilson Coelho – “Emilson da Farmácia” –, que fez a indicação para a criação da sala, falou sobre a ação.

– Fica difícil falar depois de tantas homenagens, de olhar a família e os filhos de Itacuruçá reunidos para comemorar uma noite tão bonita. Muito obrigado ao prefeito, ao vice, e aos secretários e vereadores que assinaram e também acompanharam. Irei dormir feliz vendo o presente que é essa sala – diz o vereador.

Os filhos de Maria, Flávio, Maria Virgínia, Maria Paula, Frederico e Henrique Kede, ficaram emocionados com a homenagem efetuada. Com a sala, não só o trabalho de Concilia ficará eternizado, mas sim, a cidade e a história de Itacuruçá.

– É muita emoção, agradeço muito a todos que colaboraram com isso – declara Maria Virgínia, uma das filhas de Maria Concilia.

 

 

Fotos: Victor Vasconcelos

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Nenhum Comentário