

A concessionária CCR RioSP, responsável pela administração da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), apresentou na última terça-feira, 29, o cronograma das obras de duplicação e melhorias previstas para o trecho fluminense e parte do litoral paulista da rodovia. O encontro, realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra dos Reis, reuniu prefeitos da região e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O plano detalha intervenções programadas até 2033, divididas por blocos e abrangendo trechos estratégicos entre os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, além de Ubatuba, em São Paulo.
Estiveram presentes na reunião a presidente da CCR, Carla Fornasaro; a especialista da ANTT, Simone Gleizer; os prefeitos Cláudio Ferreti (Angra dos Reis), Luiz Cláudio (Mangaratiba) e Haroldo Rodrigues (Itaguaí); além da vereadora Titi Brasil e secretários municipais.
De acordo com a CCR, Angra dos Reis contará com 40,26 quilômetros de duplicação entre os anos de 2030 e 2031. Estão previstas 12 faixas adicionais, melhorias estruturais e a implantação de dispositivos de segurança viária, todos sob responsabilidade da concessionária.
O projeto inclui ainda 14 dispositivos de acesso e retorno, 18 rotatórias, 14 passarelas para pedestres e 46 pontos de ônibus ao longo do trecho.
Em Itaguaí, os estudos para duplicação do trecho entre os quilômetros 380 e 416 já foram iniciados e têm conclusão prevista para fevereiro de 2031.
Em Mangaratiba, os trabalhos de análise no segmento entre os km 416 e 456 seguem em andamento, com término previsto para janeiro de 2029.
Já em Ubatuba (SP), o trecho entre os km 600 e 652 aguarda o início dos estudos técnicos. A previsão é que sejam finalizados até fevereiro de 2033.
O prefeito de Angra, Cláudio Ferreti, destacou a importância da atuação da CCR para a infraestrutura da região.
— Não sei como ficaria a nossa estrada sem a CCR, que agiu em tempo recorde na recuperação da via em situações de fortes chuvas, como em 2022 e, mais recentemente, em abril. A CCR contribuiu muito com a infraestrutura que beneficia moradores e turistas. Agora, com a parceria que estabelecemos entre os prefeitos da região, vamos ser muito mais fortes para levar políticas públicas para a nossa população — frisou Ferreti.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.