Foto: Klauber Valente

A iniciativa começou há 7 anos pela ideia do apóstolo Luciano Dias e sua esposa, pastora Alba Valéria, ambos da igreja Sarando a Terra. Primeiro casal abrigava os homens em sua própria casa na Caputera. Porém, não demorou para o espaço ficar pequeno. Depois de dois outros destinos, há nove meses, a Casa Peniel funciona num sítio no Bracuí, na zona rural. Há 42 homens no local, a maioria oriundos de Angra e cidades como Volta Redonda e Nova Iguaçu.
Parte dos homens é abordada durante as ações do projeto Resgatando Vidas, que percorre as ruas nas madrugadas para conversar com pessoas em situação de rua. A voluntária Francisca Silva Pereira, mãe de dois filhos, é uma das que cuida do projeto e explica o por quê.
– Hoje tem mais gente preocupada com os animais em extinção do que com os seres humanos. Sabemos que a Casa Peniel não resolve o problema mas estamos fazendo a nossa parte – explica ela.

A rotina dos homens que moram na casa começa com café da manhã e uma oração. Depois cada um vai cuidar de afazeres. É proibido ficar à toa. Há hortas, uma criação de porcos e a produção de desinfetantes. Todos se envolvem no cuidado com o espaço, que é improvisado e precisa de reparos e muitos investimentos.

A Casa Peniel sobrevive da doação de voluntários e dos recursos da própria igreja, que funciona no Areal. São poucos os familiares dos internos que ajudam com as despesas, que são altas. Todos os dias são consumidos 10 quilos de arroz e oito de feijão, além de dois quilos diários de açúcar.

A experiência dura nove meses. Depois os internos são convidados a sair. Um dos moradores mais antigos é Jorge, 34 anos, que hoje cuida dos demais como monitor. Há sete meses, quando chegou aqui, ele mesmo conta que não tinha muita esperança. Hoje, quer reconstruir sua vida.

– Eu não tinha expectativa nenhuma. Vinha de uma vida envolvida com drogas e até crimes pratiquei. Decidi mudar e vida aqui na Peniel. Penso em sair e cuidar da minha família – revela ele.

Na Casa Peniel, o Natal acontece todos os dias da semana. Um exemplo. Para ajudar com o projeto da Casa Peniel, pede-se entrar em contato com o apóstolo Luciano no telefone (24) 99855-5543.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome