A exposição “Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019″, que teve início em  junho de 2023 e já recebeu 50.000 visitantes até fevereiro de 2024, tem agora seu catálogo, com lançamento no dia 6 de abril, sexta-feira, às 19h, na Livraria das Marés. 

A noite de lançamento terá uma apresentação do Quarteto de Cordas Friccionadas da Casa da Música, seguida de uma roda de conversa com o pesquisador Marcos Maffei e com o jornalista Mateus Campos, responsáveis pela pesquisa e textos do projeto, e do designer Luy Albino, que assina o projeto gráfico. 

A mostra de longa duração da Casa conduz a um passeio envolvente pela história cultural da cidade, destacando suas transformações ao longo de oito décadas – do período de seu isolamento geográfico e quase esquecimento para a “redescoberta” como um patrimônio histórico, cultural e natural. 

O texto de apresentação do catálogo destaca a trajetória de Paraty como um lugar que preserva suas tradições, ao mesmo tempo em que atrai visitantes de diferentes origens. Desde a abertura da Paraty-Cunha, em 1954, até a consagração com o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 2019, a cidade tem sido um ponto de convergência cultural e turística. Vale destacar também o caráter inovador e social da exposição, com a contribuição dos paratienses em sua construção e sua expansão virtual por meio de QR Codes no Centro Histórico. 

O catálogo “Para uma História Cultural de Paraty: 1945 a 2019” é o segundo de uma série, que se propõe a criar publicações que transcendem a duração das exposições da Casa. O primeiro lançamento, em março de 2024, foi o catálogo “Musas Paradisíacas”,  do artista plástico Márcio Franco.  Os catálogos são resultado de uma coedição entre a Casa da Cultura de Paraty e a Livraria das Marés, que terá exclusividade na venda. 

Serviço:

Lançamento do catálogo da exposição
“Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019”
Data: 6 de setembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria das Marés
R. Ten. Francisco Antonio, 52 Centro Histórico

Programação:
Apresentação musical: Quarteto de Cordas Friccionadas da Casa da Música.
Roda de conversa: Mateus Campos, jornalista, Marcos Maffei, pesquisador, e Luy Albino, designer.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.