A atual direção da Câmara Municipal de Paraty marcou para o próximo dia 18 de fevereiro, a eleição da mesa diretora da Casa para o biênio 2025/26. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira, 14, e ocorre após decisão judicial que invalidou o processo de escolha ocorrido em 1º de janeiro deste ano durante a sessão de abertura do ano legislativo. Na ocasião, a intenção do vereador Vaguinho (PT) de apresentar chapa concorrente à direção da Casa foi barrada pela mesa dirigente dos trabalhos, que decidiu proclamar o vereador Paulo Sérgio (PSD) como presidente.
No último dia 4, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou a convocação de eleição a pedido de um grupo de seis vereadores que alegou ter sido impedido de votar na sessão do dia 1º de janeiro. O desembargador Rogerio de Oliveira Souza, da 3ª Câmara de Direito Público do Rio, considerou que a não convocação nominal dos vereadores para a votação constituiu em irregularidade prevista no Regimento Interno da Casa.
A convocação expressa no ofício 002/2025 é assinada pelo vereador Benedito Crispim, o Picó (Avante), parlamentar mais idoso da Câmara, que presidiu a sessão do dia 1º de janeiro e presidirá a eleição no dia 18, às 18h, no plenário da Casa, no Parque Imperial, como determina o Regimento. As eventuais chapas concorrentes à direção da Câmara deverão se apresentar até horas antes da Sessão.
A Câmara Municipal de Paraty tem onze integrantes, dois quais cinco foram eleitos na chapa liderada pelo prefeito Zezé Porto (Republicanos) e seis na chapa adversária, liderada pela candidatura majoritária derrotada em 2024. Mantendo-se unidos, estes seis vereadores têm condições de liderar o Legislativo até o final de 2026.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.
Leia mais: