O presidente Jair Bolsonaro (s/ partido) aproveitou um encontro com empresários do turismo no início desta semana para fazer um alerta para a região da Costa Verde fluminense sobre o crescimento da influência de milícias e grupos paramilitares em cidades como Angra dos Reis e Paraty.
A declaração do presidente não teve muita repercussão no noticiário nacional mas ele referiu-se especificamente a Angra. A afirmação foi feita na terça-feira, 10, em meio às declarações sobre o Brasil ser um ‘país de maricas’ e a pandemia da Covid-19 ser ‘superdimensionada’.
— O que está virando a baía de Angra? Território de milícias, de bandidagem… O marginal de fuzil já foi para região de Angra — afirmou o presidente, sem dar mais detalhes sobre a origem destas informações.
Reportagem do Tribuna Livre mostrou no fim de outubro que as cidades da Costa Verde estão entre as prioridades para expansão de grupos paramilitares de milícia que já atuam na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
As polícias Civil, Militar e Federal monitoram a atividade destes criminosos e apuraram, após investigação em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que a milícia de Wellington da Silva Braga, o ‘Ecko’, 34, já está atuando na região de Mangaratiba e no Porto de Itaguaí. ‘Ecko’ comanda a principal milícia do Rio de Janeiro. A Polícia também crê que ex-traficantes de Mangaratiba, Angra e de outras cidades da Costa Verde estariam sendo ‘contratados’ pelos milicianos. A Polícia Civil acredita que células paramilitares já teriam sido criadas nestes locais.
— Estamos reforçando as fiscalizações para apreender os produtos ilícitos da quadrilha. Com a Receita Federal já fizemos diversas operações — informou Rômulo da Silva, agente da PRF.
Há cerca de três anos, o mesmo grupo tentou expulsar traficantes do Frade, em Angra, para invadir a localidade. O delegado Fábio Salvadoretti, da Delegacia de Homicídios, afirma que o grupo tem se fortalecido.
— O objetivo da milícia é expandir território. Eles querem tomar toda aquela área — acredita Salvadoretti.
Com informações da Agência Brasil
Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 301)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: