Atualmente em fase de identificação quanto aos interessados em apresentar estudos e projetos relacionados à implantação, operação e manutenção do serviço de bicicletas compartilhadas em Volta Redonda, o Edital de Chamamento Público para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicado em fevereiro deste ano, integrando o Plano de Mobilidade Urbana do município.
A implantação do sistema faz parte de um planejamento que tem como objetivo promover a bicicleta como meio de transporte na cidade. A proposta é que as bicicletas compartilhadas sejam utilizadas como uma opção de locomoção, com a vantagem de ser mais saudável e sustentável.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do município, Maurício Batista, explica que a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas, por meio de parcerias, tem como objetivo oferecer novas alternativas de transporte aos cidadãos.
– A implantação do sistema de bicicletas públicas visa incentivar o uso desse meio de transporte, desafogando o trânsito da cidade. Além de ser um diferencial para o município, esse sistema de bicicletas compartilhadas é um incentivo para práticas sustentáveis que impactam diretamente na mobilidade urbana – diz o secretário.
Maurício também declara que o chamamento para a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas é a primeira fase da Parceria Público-Privada (PPP) que será firmada, com as empresas apresentando estudos técnicos para a estruturação do projeto, que serão aprovados ou não pela administração municipal.
Segundo o secretario municipal do Gabinete de Estratégia Governamental, Claro Mariano, o credenciamento será permanente e pode ser feito a qualquer momento, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
– Esse chamamento vem possibilitar que empresas interessadas possam participar de projetos voltados para a melhoria na prestação de serviços públicos na cidade. O edital poderá ser obtido pelos interessados no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Volta Redonda (www.voltaredonda.rj.gov.br) – esclarece o secretário.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que incentivar o uso desse meio de transporte é fundamental para a mobilidade urbana do município, sendo que o próprio já é um sucesso nas grandes cidades.
– A ideia é oferecer aos moradores, turistas e trabalhadores um meio de transporte para que possam se locomover pela cidade a um custo baixo, evitando o uso de carros e sem a necessidade de comprar uma bicicleta – resume o prefeito.
O pedido de credenciamento e a documentação de qualificação deverão ser entregues na Central Geral de Compras, na Praça Sávio Gama, nº 63, no bairro Aterrado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Foto: reprodução
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.