As Unidades de Polícia Pacificadora, ou ‘de Proximidade’, segundo a nova nomenclatura do Governo do Estado, serão inauguradas em três bairros de Angra dos Reis após o Carnaval. As localidades de Camorim Grande, Parque Belém e Frade foram os bairros escolhidos para receber as unidades, em resposta à presença de facções criminosas atuando nestas regiões. Nesta quinta-feira, 20, o prefeito de Angra, Fernando Jordão (MDB), visitou as comunidades que serão beneficiadas, acompanhado de policiais militares e secretários de Governo.

A prefeitura de Angra está apoiando a instalação das UPP’s e efetuando obras de adequação dos espaços oferecidos à Polícia para abrigar os policiais. De acordo com o o secretário-executivo de Segurança Pública, Douglas Barbosa, as Unidades estão sendo instaladas em pontos estratégicos de cada um dos bairros. No Camorim Grande, a UPP ficará na rua da Pedreira, no local onde estava sendo construída uma pousada. O imóvel havia sido ocupado por traficantes mas foi retomado pela Polícia. No Belém, a UPP será implantada na rua São Pedro, em um prédio (foto) onde funcionava uma unidade de saúde desativada no governo anterior (2013/16). Já no Frade, a UPP será baseada na avenida Portugal, que era um dos principais focos de concentração de criminosos do bairro. Assim como no Camorim, no Frade a Polícia retomou um prédio que estava sendo usado pelas facções criminosas.

— Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar para a instalação da UPP’s, que vão trazer mais segurança aos moradores destes bairros e de toda a cidade — frisou o prefeito Fernando Jordão.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) anunciou que após a abertura das Unidades de Polícia Pacificadora, será preciso implementar ações sociais complementares, com a participação das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes, entre outras.

BLINDADO DA POLÍCIA JÁ ESTÁ EM TESTES NOS BAIRROS

Para preparar os terrenos antes da abertura das UPP’s, além de ações pontuais do Batalhão de Choque da Policia Militar, o 33º Batalhão de Polícia recebeu também o reforço de um veículo blindado, conhecido no Rio de Janeiro como ‘Caveirão’. O veículo veio de Santa Cruz, no Rio, a pedido do prefeito Fernando Jordão. O veículo ainda está em fase de testes pois, segundo a Polícia, não haverá ações durante o Carnaval em razão do grande número de pessoas em circulação nos bairros.

O blindado foi desenvolvido para atuar em áreas consideradas violentas e em abordagens que exijam mais força letal.

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/mudanca-da-sede-de-batalhao-da-pm-perde-forca/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome