Na terceira reunião dos prefeitos da Costa Verde, Rio Claro e Itaguaí, desta vez em Mangaratiba, avançou a proposta de formalização do Consórcio de Turismo da região. Os prefeitos de Angra dos Reis, Paraty, Itaguaí, Rio Claro e Mangaratiba previram que em dois meses, o Consórcio deva estar totalmente estruturado e em funcionamento, após a aprovação nas câmaras municipais dos cinco municípios envolvidos. No encontro da última quinta-feira, 20, também participou o secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca.
O principal objetivo da iniciativa é consolidar a Costa Verde como um destino turístico integrado, promovendo a cooperação entre as cidades e atraindo investimentos ao setor. Entre as medidas discutidas estão a organização do ordenamento turístico e náutico, a integração de rotas turísticas, a captação de apoio da iniciativa privada e a criação de eventos esportivos, como competições de ciclismo, para impulsionar o turismo na região.
O Consórcio será uma autarquia, com CNPJ próprio e um quadro de sete a oito cargos, garantindo gestão independente e eficiente. Foi estabelecido que a iniciativa deverá alcançar autossustentabilidade em um ano, sem gerar custos adicionais para as prefeituras. O projeto de lei criando a iniciativa será submetido às câmaras municipais para viabilizar a estruturação.
O secretário Gustavo Tutuca destacou o apoio do governo do Estado para investimentos em infraestrutura turística, enquanto os prefeitos buscam também o apoio do governo federal para financiar projetos que fortaleçam a economia local. Neste momento, o Consórcio será liderado pelo prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti (MDB).
— O Consórcio de Turismo da Costa Verde é uma iniciativa para integrar os esforços municipais e criar ações conjuntas. A colaboração entre os prefeitos e os avanços nas reuniões são essenciais para o crescimento turístico da região e de cada cidade. O Consórcio desempenhará um papel crucial, impulsionando um turismo de maior qualidade e consolidando a Costa Verde como um destino de destaque no cenário nacional — comentou Ferreti.
A reunião em Mangaratiba faz parte de um cronograma de encontros realizados em diferentes cidades da Costa Verde. Encontros anteriores ocorreram em Angra dos Reis e Itaguaí, e a próxima reunião está programada para Rio Claro, com a última prevista para Paraty. A expectativa é que o consórcio, uma vez em operação, consolide a Costa Verde como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional, puxado pela força dos dois destinos indutores do turismo no Rio (Angra e Paraty).
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.