A prefeitura de Angra dos Reis, por meio do seu Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR), informou que está na etapa final das obras de instalação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Bracuí. A Saae/AR crê, inclusive, que deve fazer a entrega do equipamento no primeiro bimestre de 2025. A unidade beneficiará mais de 13 mil moradores dos bairros Bracuí, Itinga, Santa Rita I e Santa Rita II e ocorre após a destruição de toda infraestrutura anterior de distribuição de água ocorrida em 2023, após uma inundação no rio Bracuí, onde é captada a água que atende à região.
A nova ETA contará com um sistema completo de tratamento de água, incluindo processos de mistura rápida e lenta, sedimentação e filtração. Com uma capacidade de tratamento de 30 litros por segundo, a estação está sendo montada com módulos e filtros, decantadores e tratamento químico. Após o tratamento, a água será direcionada para um reservatório em aço carbono que ampliará a capacidade de reserva da região, de 90 mil para 800 mil litros.
O projeto também contempla a instalação de uma nova bomba, dois geradores – um na estação de tratamento e outro na captação – para garantir o funcionamento contínuo em casos de falta de energia elétrica, e uma tubulação de recalque para otimizar a captação de água do rio. Esses equipamentos assegurarão que o sistema opere sem interrupções, evitando problemas como ar nas tubulações e a necessidade de despressurizações, que podem prejudicar o abastecimento da população.
— Essa é uma iniciativa fundamental da prefeitura, com um investimento de R$ 6 milhões, que busca solucionar problemas enfrentados pelo sistema de água da região desde as fortes chuvas do ano passado, que elevaram a turbidez da água devido à movimentação dos sedimentos do rio Bracuí. É importante destacar que esse modelo de investimento será replicado em outros bairros — diz o superintendente executivo do Saae/AR, Alexandre Giovanetti.
Além da ETA do Bracuí, o Saae/AR está desenvolvendo um plano de ação para melhorar a qualidade da água em outras localidades, com foco nas estações elevatórias de água do Encruzo, que abastece a área central e em bairros como a Banqueta, Japuíba e Jacuecanga.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.