Políticos e autoridades de vários partidos da região repudiaram, em sua maioria, os atos antidemocráticos e de vândalos registrados em Brasília no último domingo, 8. Inclusive com a participação de uma caravana de ao menos três ônibus que deixaram a cidade em direção à capital federal para o ‘protesto’ convocado contra a posse do presidente Lula da Silva (PT).
Entre os prefeitos da região, apenas Luciano Vidal (MDB), de Paraty, fez postagem a respeito do assunto em suas redes sociais. Ele lamentou e condenou a destruição de prédios públicos na capital federal.
— Considero lamentável o que houve em Brasília. A democracia é um valor essencial para o nosso país, independente de qualquer ideologia, por isso as pessoas de bem precisam repudiar todas as ações violentas contra instituições democráticas e contra o império da lei — escreveu Vidal, que chamou os vândalos de ‘inimigos da democracia’.
Durante a pandemia, Vidal enfrentou grupos bolsonaristas associados ao negacionismo da vacina e contra as medidas de restrição de mobilidade. Chegou a ser citado numa transmissão ao vivo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com críticas às medidas.
Apoiadores de Jair Bolsonaro, os prefeitos de Angra, Fernando Jordão (PL), e de Mangaratiba, Alan Bombeiro (PP), não se pronunciaram a respeito do assunto.
Quem também fez postagem a respeito do incidente foi o deputado estadual Gustavo Tutuca (PP), que acaba de ser reconduzido pelo governador Cláudio Castro (PL) à liderança da secretaria de Estado de Turismo do Rio. Tutuca criticou os ataques.
— É inadmissível as cenas que vemos hoje em Brasília. O Brasil é e continuará sendo um país Democrático! Atitudes que ferem este princípio, como as que estamos vendo, precisam ser combatidas com o rigor da lei. Devemos, todos, respeitar a escolha soberana do voto e lutar pelo bem do nosso país. Atitudes antidemocráticas não podem ser toleradas — afirmou Tutuca.
Suplente de deputado federal, Venissius Barbosa (Podemos), também criticou a violência e defendeu punição aos culpados pela destruição nos prédios federais. Ele ainda publicou fotos da secretaria de comunicação da Presidência com registros da destruição no Palácio do Planalto.
— Manifesto o meu total repúdio aos ataques contra a democracia ocorridos hoje em Brasília, uma violência contra o nosso patrimônio. A manifestação pacífica, que é legítima, foi substituída por ações criminosas, que merecem punição exemplar — afirmou Venissius.
Entre os vereadores de Angra, o atual presidente da Casa, Rubinho (CID), fez uma curta declaração sobre o tema e disse que os atos são ‘lamentáveis’. Segundo ele, ‘o que ultrapassa a livre manifestação e passa a ser vandalismo merece todo o repúdio’.
Fotos: Agência Brasil
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Somos o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho.
Leia também: