Os vereadores que integram a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara Municipal de Volta Redonda tiveram uma sequência de reuniões durante o mês em busca de informações sobre os temas relacionados e cobrar atitude aos secretários municipais. O grupo parlamentar tem como presidente o vereador Jari Oliveira (PSB) e é composta ainda pelos vereadores Paulo Conrado (DC) e Sidney Dinho (Patriota).
O primeiro encontro da Comissão no mês foi com a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, no último dia 16. Os vereadores foram tratar, entre outros temas, das ações relacionadas ao atendimento dos pacientes com a Covid-19 na cidade, inclusive a disponibilidade de leitos para tratamento da doença na rede municipal e o planejamento para a aplicação de vacinas.
— O contato diário com os moradores nos permite conhecer os problemas enfrentados e escutar as queixas recorrentes. Baseados nisso, elaboramos uma pauta com seis assuntos principais — contou Jari.
Os três vereadores também trataram com a secretária (foto) sobre a falta de médicos na rede, a realização de cirurgias eletivas e a marcação de exames complexos, além da demora no agendamento de consultas com médicos especialistas.
— Obedecendo o papel do vereador de fiscalizar o poder executivo e ser o porta voz da população, conversamos com representantes da secretaria de Saúde para conhecer a real situação do atendimento dado à população e levar a ela as principais reclamações — falou Jari.
Parlamentares buscam informações sobre Educação
Os parlamentares também estiveram na secretaria de Educação para discutir o retorno das aulas presenciais e a vacinação contra a Covid-19 para professores e profissionais de ensino. O encontro foi na segunda-feira, 22, com a própria secretária de Educação, Terezinha Gonçalves (foto).
— A preparação para o retorno das aulas presenciais, assim que a situação da pandemia da Covid-19 estiver controlada, foi o nosso tema principal. Falamos ainda sobre a vacinação dos professores contra a doença e a distribuição de cestas básicas para os pais e responsáveis de alunos que faziam a refeição na escola e hoje têm aulas remotas. Cobramos também a participação do Conselho Municipal de Educação na gestão do sistema de educação neste período — informou o presidente da comissão, vereador Jari.
Jari disse ainda que o grupo de vereadores também se queixou e cobrou solução sobre a falta de professores de matemática e português; o pagamento dos professores que foram demitidos; o retorno dos professores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo, que atuavam na Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e a possibilidade de voltar com o ensino médio da Fundação Fevre.
— Esta comissão é responsável por cuidar da Saúde, Educação e Assistência Social, três serviços prioritários para a população de Volta Redonda. Por isso, em nossa gestão à frente desta pasta a conversa com os responsáveis pelo serviço no governo municipal será periódica. Vamos levar os questionamentos e anseios dos moradores e colaborar para que o serviço oferecido tenha qualidade — falou Jari.
Grupo visita também a secretaria de Ação Comunitária
Concluindo a agenda de encontros com secretários em março, a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara de Volta Redonda esteve na quinta-feira, 25, com o secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Munir Francisco.
De acordo com o vereador Jari de Oliveira (PSB), presidente da Comissão, o debate foi produtivo. Ele estava acompanhado dos colegas Paulo Conrado (DC) e Sidney Dinho (Patriota).
No encontro com Munir (foto), o grupo debateu a assistência à população de rua, que aumentou por conta da pandemia da Covid-19 e gera reclamações dos moradores; também debateram o atendimento da Funerária Municipal; a manutenção do cemitério público e a retomada do funcionamento dos Centros de Referência à Assistência Social (Cras).
— O trabalho da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, que sempre foi importante para a população de Volta Redonda, se tornou fundamental para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na vida das famílias. Por isso, vamos acompanhar de perto e colaborar no que for possível com as ações, principalmente, levando os anseios da população aos gestores da pasta — afirmou o vereador Jari.
Fotos: Divulgação/CMVR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: