A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve analisar nesta semana, ao menos quatro projetos apresentados pelo deputado Sabino (PSC). Alguns podem, inclusive, serem votados no plenário.
O primeiro deles deve ir à votação na terça-feira, 23, e propõe a instituição da ‘Semana Estadual de Combate e Prevenção à Trombose’, quando deveriam ser realizados eventos de esclarecimento e atendimentos preventivos para o diagnóstico precoce da doença. A trombose é a formação e o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombos), sobretudo nos membros inferiores, com complicações sérias para os pulmões. Entre suas principais causas está a imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares, a chamada síndrome da classe econômica (dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus), terapias de reposição hormonal, uso de anticoncepcionais, varizes, cirurgias, predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, obesidade, consumo de álcool, fumo e a falta de movimentação.
Na quarta-feira, 24, pode ser votado o projeto de Lei que instituem o Dia Estadual da Aqüicultura e a Semana Estadual da Pesca. O projeto estabelece políticas publicas de apoio aos pescadores, a pesca e ao consumo de pescado, buscando o aprimoramento das técnicas de pesca e a preservação de espécies.
No mesmo dia poderá entrar em pauta a sugestão de Sabino para a não incidência de ICMS na aquisição de veículos para transporte escolar. A proposta visa estimular o aumento e a modernização da frota de veículos para o transporte escolar, buscando a redução dos custos do transporte com mais segurança e conforto para os estudantes.
Finalmente, na quinta-feira, 25, será a vez de debater a pedofilia, crime cada vez mais presente na sociedade. O projeto de lei no. 1894/2008, estabelece a obrigatoriedade de o Governo do Estado divulgar, através dos seus órgãos e meios de comunicação, esclarecimentos sobre riscos e formas de combater a pedofilia, devendo ainda realizar palestras nas escolas e órgãos públicos, além da divulgação de estudos e pesquisas, buscando conhecer a verdadeira dimensão do problema, além da criação de mecanismos de identificação e denuncia contra a pedofilia.
Com informações da assessoria de comunicação do deputado Sabino.
Siga o Tribuna Livre no twitter: www.twitter.com/tribunalivre