Sylvio Cavalheiro ao lado de uma de suas intervenções artísticas | Foto: Divulgação

O artista plástico Sylvio Cavalheiro, o ‘Bino’, está já nos retoques finais em uma nova escultura, que pretende ser um marco para a Vila do Abraão. Autor de outros projetos, Sylvio busca provocar a sociedade a pensar em causas como a preservação do meio ambiente e crê que a nova escultura irá se conectar ao cenário paradisíaco da Ilha Grande.

— A Ilha Grande é Patrimônio Mundial da Unesco e devemos preservá-la. Por isso a necessidade de utilização dos mais diferentes meios de conscientização à sociedade e agora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Vila do Abraão receberá em seu portão de entrada, um novo marco, que concatena com toda a atmosfera da ilha — comentou Sylvio Cavalheiro.

Com uma trajetória de trabalho que se inspira a partir do descartável e do que aparentemente ‘já não tem valor’, Bino apresenta a sua perspectiva da arte com uma linha de construção artística que segue inovadora e sustentável. Ele reaproveita objetos encontrados por suas andanças na Costa Verde, fazendo com que o que seria lixo se transforme em obras de arte.

Em 2016, o artista apresentou na Casa Larangeiras a exposição ‘Quando o Lixo Bora Arte’, mostra que bateu recorde de visitantes. Na ocasião, o artista montou um belo jardim, na sucata de um Fusca. Mostrando que em tudo, a natureza se transforma. Hoje, o jardim na sucata do Fusca se encontra de forma permanente, em Bangu, bairro da zona oeste da capital.

O projeto tem como proponente a Cia. da Lua e é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio privado e apoio da prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Cultura.

— O trabalho do Sylvio Cavalheiro é reconhecido mundialmente e este novo projeto fala muito sobre a Ilha Grande, em especial a Vila do Abraão. Nossa expectativa é que ele seja um marco para a comunidade tradicional e que desperte os sentidos de quem passar por ele. Devemos preservar nosso santuário ecológico — pontua Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/quadrilhas-juninas-de-angra-sao-premiadas-em-edital-do-governo-do-estado/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome