Apreensões de drogas crescem 9% no Estado do Rio e a Costa Verde é um dos destaques

0
183

Apreensão de drogas teve aumento em todo o Estado do Rio | Foto: Divulgação/GRJ

A quantidade de drogas apreendidas na região metropolitana do Rio em 2023 teve aumento de 200%, na comparação com o ano passado e de 40,1% na área da Costa Verde, uma das regiões do Estado em destaque. Os dados referentes ao primeiro semestre foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ). Em todo o Estado, o crescimento foi de 9,6%. O saldo positivo seria o resultado dos constantes investimentos em tecnologia e inteligência policial.

Entres as regiões com os maiores índices de apreensões de entorpecentes, a área do AISP 18 (Área Integrada de Segurança Pública), que corresponde à região de Jacarepaguá, na Zona Oeste, foi a que obteve maior destaque. O trabalho das forças de segurança resultou em um crescimento de 200% no acumulado de janeiro a junho, se consolidando como o maior valor acumulado desde 2018.

— Um dos principais pilares da nossa política de segurança pública é justamente o combate à criminalidade que se alimenta do tráfico de drogas. O trabalho incessante das nossas forças de segurança tem trazido resultados muito positivos e isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é manter as polícias bem equipadas para que elas possam oferecer mais segurança para a população — afirma o governador Cláudio Castro (PL).

Na região da Costa Verde (AISP 33), que inclui as cidades de Angra, Paraty e Mangaratiba, as apreensões de drogas aumentaram 40%. Desempenho que também pode ser visto na AISP 39, que corresponde ao município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde houve crescimento de 35%. No caso da Costa Verde, este é maior indicador de toda a série histórica desde 2014.

O trabalho contínuo de patrulhamento ostensivo, junto aos esforços de programas como o Segurança Presente e forças-tarefas para a retirada de barricadas, permitiram os resultados positivos, de acordo com o governo.

(*) Com informações da assessoria de comunicação do Governo do Rio.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário