A cidade de Paraty recebeu na semana passada uma visita do secretário de Estado de Agricultura e Pesca do Rio de Janeiro, Alex Grilo, acompanhado ainda pelo presidente da empresa pública estadual de pesquisa em agronomia (Pesagro), Paulo Renato Marques, e do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado (Fiperj), Ricardo Ganem. As autoridades foram recepcionadas pelo prefeito Luciano Vidal (MDB) e o vice-prefeito, Izaques Marendaz (PSB), além de secretários municipais.
Aproveitando a presença do grupo, a prefeitura reuniu ainda representante da Emater, da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da direção Cooperativa de Produtores de Banana da Barra Grande (Pacova) e membros do Departamento de Povos e Comunidades Tradicionais para falar sobre iniciativas locais de fortalecimento da agricultura e da pesca.
Entre os temas discutidos esteve a realização da Feira de Pesca e Negócio do Mar, em setembro, além do apoio para estudos, pesquisas e estatísticas pesqueiras. As duas entidades estaduais (Fiperj e Pesagro) vão apoiar o evento. Na oportunidade também foi tratado de incentivo para a construção de uma escola técnica agrícola, no bairro Ponte Branca.
Após reunião, a comitiva realizou visitas ao terminal pesqueiro da Ilha das Cobras, ao Horto Municipal e à Cooperativa Pacova. De acordo com o prefeito Vidal, Paraty é muito forte no setor da pesca e tem uma agricultura familiar bastante expressiva. A partir desta reunião, ele acredita, virão outros encontros em busca de desenvolvimento do setor.
— As ações em conjunto do governo estadual, por meio da secretaria de Agricultura e Pesca, somadas à colaboração de todos envolvidos aqui em Paraty fará com que o setor se fortaleça ainda mais na nossa Paraty — resumiu o prefeito.
Foto: Reprodução
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: