Dia do Esporte vai valorizar as atividades coletivas e de integração | Foto: Reprodução/Alerj

As escolas públicas do Estado do Rio já podem se organizar para ter um ‘Dia do Esporte’ com campeonatos de diversas modalidades, valorizando a integração do espaço escolar. Os eventos estão previstos na lei 10.101/23, de autoria da deputada Dani Monteiro (PSol), já sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha (PP).

O ‘Dia do Esporte’ deverá ser realizado a cada dois meses. A proposta foi elaborada pela estudante Rafaela Bispo, de Paraty, na 13ª edição do Parlamento Juvenil, no ano passado.

— Ultimamente, os jovens e adolescentes só querem saber de jogos eletrônicos e redes sociais. Isso aumenta o sedentarismo e a obesidade, com isso eles correrão risco de terem doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude — afirmou Rafaela.

A direção de cada escola, os professores de educação física e os grêmios estudantis serão responsáveis pela organização e realização do evento, oferecendo o suporte aos estudantes. A programação deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A unidade escolar também deverá incentivar a segurança alimentar durante o ‘Dia do Esporte’. A medida ainda precisa da regulamentação do Executivo estadual.

Há vários anos, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realiza o Parlamento Juvenil, selecionando estudantes de todo o Estado para a atividade parlamentar. O projeto semelhante na Câmara Municipal de Angra dos Reis foi abandonado pelos vereadores de Angra após a gestão do ex-presidente José Augusto (2017/18).

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome