Espetáculo Órfãos chega a Angra por meio de parceria | Foto: Ricardo Brajterman

Após duas temporadas de sucesso de público e crítica na cidade do Rio de Janeiro, o espetáculo Órfãos fará uma turnê por sete cidades do Estado do Rio, incluindo Angra dos Reis, onde haverá duas apresentações gratuitas (veja abaixo). Com extensa carreira internacional, Órfãos (1983) deu projeção ao roteirista e ator norte-americano Lyle Kessler como dramaturgo e lhe rendeu comparações a Tennessee Williams pela crítica especializada. A idealização e coordenação artística do projeto é do ator, roteirista e produtor Lucas Drummond, que está em cena ao lado de Ernani Moraes e Rafael Queiroz.

‘Órfãos’ terá duas únicas apresentações em Angra dos Reis, no Teatro Theophilo Massad, nos dias 10 e 11 de março, às 20h. A peça será encenada ainda em Maricá, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Teresópolis, em uma turnê patrocinada pela Enel Distribuição Rio.

Montada originalmente há quase 40 anos, ‘Órfãos’ tem premiada trajetória nos EUA e em dezenas de países, incluindo França, Alemanha, Estônia, México, Japão e Turquia. Em 1985, foi dirigida pelo também ator Gary Sinise e, na versão inglesa de 1986, rendeu a Albert Finney o Olivier Award de Ator do Ano. A montagem norte-americana mais recente, produzida na Broadway, em 2013, foi estrelada por Alec Baldwin e indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Peça.

A história ganhou as telas de cinema em 1987, no longa dirigido por Alan J. Pakula e protagonizado por Albert Finney, Matthew Modine e Kevin Anderson. Em cena, dois irmãos órfãos sequestram um misterioso homem de negócios, que acaba virando o jogo e se tornando, de uma forma comovente e ao mesmo tempo hilária, a figura paterna com a qual os dois sempre sonharam.

— Me apaixonei por essa peça desde que a li pela primeira vez, em 2018. É uma história linda sobre a luta do homem pela sobrevivência e, principalmente, sobre o amor, que às vezes é bruto, tóxico. Meu personagem (Phillip) é criado pelo irmão mais velho, Treat (Rafael Queiroz), que bate carteira na rua para pôr o pão na mesa. E por acreditar que tem uma alergia terrível à maioria das coisas, Phillip não sai de casa há anos. Então, toda a sua visão de mundo é baseada no que ele vê pela janela, pela TV e pelo que o irmão conta para ele. É um personagem extremamente sensível, poético e que tem uma imaginação incrível. Ele cria um mundo repleto de fantasia, que permite que ele viva, dentro de casa, um pouquinho dessa liberdade com a qual tanto sonha. Isso é o que mais me encanta nele — revela o ator e produtor Lucas Drummond.

‘Órfãos’ é o terceiro projeto teatral de Lucas Drummond em parceria com o amigo de longa data Bruno Mariozz, diretor de produção à frente da Palavra Z, realizadora da peça. Antes, os dois já haviam criado e produzido o espetáculo adulto ‘Tudo o que há Flora’ (2016-19), com direção de Daniel Herz, e o musical infantojuvenil ‘O pescador e a estrela’ (2020-22), escrito por Drummond e por Thiago Marinho e dirigido por Karen Acioly.

No elenco também está o ator Ernani Morais, que tem mais de 30 anos de carreira e possui no currículo diversos espetáculos teatrais, filmes e mais de 51 trabalhos na televisão, entre eles 25 novelas. Indicado ao longo da sua carreira a vários prêmios de teatro, venceu o prêmio Molière de Melhor Ator pelo espetáculo A Megera Domada (1992), do Grupo Tapa. Em 1998, ganhou notoriedade ao interpretar o mecânico Boneca na novela Torre de Babel, da Rede Globo. No audiovisual, seu trabalho mais recente é a série Rensga Hits (2022), dirigida por Leandro Neri e Carol Durão para o canal Globoplay.

Serviço:
Espetáculo ‘Órfãos’
Dias 10 e 11 de março (sexta e sábado), às 20h
Local: Teatro Theophilo Massad (R. Honório Lima, 1 – Centro)
Ingressos: Grátis | Duração: 90 min | A retirada dos convites é pelo site Sympla
Classificação indicativa: 14 anos

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome