Angra dos Reis abriga duas usinas nucleares em funcionamento | Foto: Divulgação

Depois de quase sete meses desde a primeira informação sobre a sucessão no comando da Eletronuclear, o Conselho de Administração da empresa aprovou hoje, 29, o nome do advogado Raul Lycurgo Leite como novo presidente da estatal, em substituição a Eduardo Grand Court, que estava no cargo desde o final do governo Bolsonaro (2019/22). A troca no comando da empresa estava sendo negociada desde a que o nome de Lycurgo foi apresentado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A indicação do advogado foi criticada por parlamentares lobistas do projeto nuclear.

Diante das críticas, esperava-se no setor que Grand Court nem fosse substituído, ainda mais depois de visita do próprio ministro Silveira à Central Nuclear há poucos dias. O atual presidente da Eletronuclear está fora do país e quando retornar já estará demissionário.

Raul Lycurgo Leite é mestre em Direito Internacional pela American University de Washington (EUA), pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Direito e Política Tributária e também em Direito Econômico e das Empresas e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi diretor jurídico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e fez parte da diretoria da Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa), tendo ocupado os cargos de presidente e diretor de Regulação. Sua indicação tem no DNA, a influência do PSD de Minas Gerais e pode precipitar mudanças também em outros setores associados à Eletronuclear que ainda continuam sob dirigentes indicados na gestão de Bolsonaro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.