A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis será reaberta hoje com uma solenidade após uma ampla reforma e um projeto de modernização cenográfica. O imóvel de 1825 é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio (Inepac) e o espaço cultural público mais antigo da cidade.
A cerimônia de reabertura será às 17h e uma mostra com 40 obras de artes visuais e artesanato estará aberta à visitação logo em seguida. O prédio passou por uma restauração, com retirada de pontos de infiltrações, reparo no reboco, pintura interna e externa, troca de parte elétrica, consertos hidráulicos e a ampliação da sala Poeta Brasil dos Reis, onde inclusive podem ocorrer pequenas reuniões. Além da reforma física, a forma de ocupação do espaço pelos artistas da região também mudou, de acordo com a secretaria de Cultura, gestora do espaço.
— Nada será como antes na Casa de Cultura, nem a forma de expor as obras artísticas, a começar pela seleção dos expositores, que agora será por chamamento público, democratizando a utilização do espaço. Esperamos que esta nova temporada seja de muito sucesso para os artistas da cidade, assim como uma opção de lazer para moradores e turistas — explicou o secretário Andrei Lara, da Cultura e Patrimônio.
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis é a primeira Casa de Cultura do interior do estado do Rio de Janeiro e foi inaugurada no dia 25 de agosto de 1985 após ampla mobilização de artistas e produtores de cultura da cidade. O espaço fica localizado na rua do Comércio n° 172, no Centro, num casarão histórico preservado.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.