Após quatro anos e muita disputa política, Cefet/Angra começa a funcionar

0
395

Funcionando já desde o último dia 10, serão informalmente inauguradas nesta quarta-feira, 25, as instalações da primeira escola técnica federal da Costa Verde fluminense. Termina assim uma ‘novela’ iniciada em maio/2006 quando o Ministério da Educação anunciou que Angra dos Reis sediaria o investimento. De cidade prioritária para a nova escola, Angra acabou em último lugar na fila. Das cinco cidades escolhidas à época, só Angra ainda não havia inaugurado sua escola técnica. Neste ínterim, PT e PMDB trocaram farpas de todo o tipo, acusando-se mutuamente pelo atraso. No primeiro momento, a Prefeitura peemedebista teria feito ‘corpo mole’ para não criar fato político pró-PT. Depois foi o PT federal acusado de dificultar a construção do equipamento. Em comum entre ambos, apenas o atraso, que pode ter custado o aprendizado de uma legião de jovens.

Noves fora isso, porém, o Cefet/Angra nasce após R$ 7 milhões em investimentos do Governo Lula, da Prefeitura de Angra e da estatal Eletronuclear, que aplicou cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos para os laboratórios. O Centro faz parte do Plano de Expansão de Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado.  Neste segundo semestre de 2010, apenas 40 vagas estão sendo oferecidas no segmento da educação profissional técnica de nível médio para o curso de Mecânica. A duração é de três anos, sendo seis meses de estágio.

Quando em pleno funcionamento, o Cefet-Angra pretende oferecer diferentes cursos ligados às características da região. Para 2011, quando o polo estará completamente instalado, já está prevista a oferta do curso superior de Engenharia Mecânica. Também está em estudo a criação de um curso técnico de Petróleo e Gás, de olho, sobretudo, na exploração da Bacia de Santos.

As inscrições para o próximo ano letivo começaram no dia 16 e a prova de seleção deve acontecer no dia 17 de outubro. Outras informações podem ser obtidas através do site: http://www.cefet-rj.br.

No fim do ano, após o processo eleitoral, uma inauguração de fato deverá ser realizada com a presença de autoridades federais e estaduais.

Enfim, portanto, ganham todos: o PMDB do prefeito Tuca Jordão, que pode, enfim, dar ponto final nesta estória; o PT de Lula que, ao fim e ao cabo, viabilizou a escola e, claro, os jovens.

Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com

Nenhum Comentário