No próximo fim de semana, entre os dias dias 19 e 20 de agosto, acontecerá mais uma etapa do Campeonato de Surfe de Angra, em Praia Brava. Será o retorno das competições para os surfistas da cidade e região após a pandemia de Covid-19. Claro, há muita expectativa entre os atletas, especialmente pela homenagem que a etapa fará ao saudoso surfista angrense Ricardo Castilho, o Ricardinho, que faleceu em 2020, aos 51 anos.
Ricardinho era um entusiasta do surfe e um dos que mais se movimentavam para promover o esporte na cidade e organizar campeonatos. A competição terá a participação de mais de 70 surfistas, divididos nas categorias Júnior, Open e Local (para atletas de Angra), com as baterias começando às 9h da manhã e com previsão de término em cada dia do evento por volta das 15h ou 17h.
À frente da organização este ano está mais uma vez o Vitor Hugo, o Vitinho. A apresentação do campeonato será feita pelo surfista e comunicador Edu Fontes, que tem a marca de ser o locutor oficial das competições de surfe na cidade. O evento será também uma oportunidade para reunir surfistas de várias gerações de Angra, tendo entre os que são da nova safra de atletas e os que ajudaram a escrever a história do surfe na cidade.
A trajetória da modalidade reúne um grupo seleto de surfistas que deixou sua marca em momentos que vêm desde meados da década de 70 para cá. Adolfo Jordão, o Finho, foi o pioneiro, e depois dele ainda houve surfistas emblemáticos como Toninho, Castelo, Marquinho, Nelte, Flávio Leite, Fedrizzi, Magoo, Gustavo, e da nova geração os irmãos Stanley e Alejandro Sisli, e Sávio e Silvio, Bruno Valente, entre outros.
(*) Com informações apuradas pelo jornalista Beto Carmona.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.