Após ‘presença VIP’ de ambulância em evento, prefeitura muda direção do SAMU

0
307

Alunos saem do veiculo na comemoração dos estudantes | Foto: Reprodução

A prefeitura de Angra dos Reis decidiu demitir o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade após vídeos registrarem uma espécie de ‘presença VIP’ de uma ambulância do serviço em evento de estudantes da universidade Estácio, no bairro Jacuecanga. O anúncio da demissão e a condenação do ato foram divulgados nesta quarta-feira, 23, por meio da nota oficial abaixo, publicada nas redes sociais do governo municipal. Leia a nota:

Sobre a utilização indevida de uma ambulância do Samu, a prefeitura de Angra dos Reis informa que:

– A secretaria de Saúde exonerou o coordenador do Samu do cargo e afastou das atividades de coordenação o profissional que autorizou a utilização indevida da ambulância; A ambulância deveria ter sido usada em uma simulação de salvamento. E não para estar presente em evento festivo;

– Os envolvidos no caso vão responder a um processo administrativo e devolver ao governo municipal o valor gasto com os custos de deslocamento da viatura.

Em vídeos divulgados pelos alunos da universidade, a ambulância do SAMU chega ao evento de admissão de novos alunos com lanternas e luzes ligadas. Profissionais de saúde desembarcam e simulam um atendimento e em seguida outros estudantes desembarcam do veículo vestidos de jaleco e gritando ao som de músicas no estilo funk. Um locutor agradece pela participação do veículo de emergência, que teria ficado no local por cerca de 20 minutos.

Em redes sociais da própria Estácio, internautas criticaram o uso de recursos públicos para o evento. Queixaram-se também de eventuais ‘demoras’ no atendimento de emergências reais. Uma das alunas da agremiação que organizou o evento, porém, afirma que a presença da ambulância do SAMU no evento teria sido ‘autorizada’ pela secretaria de Saúde, a quem o Serviço está subordinado, e pela reitoria da própria instituição de ensino que abriga, entre outros cursos, as faculdades de Medicina e Enfermagem no seu campus no bairro Jacuecanga.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário