A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência neste sábado, 5, em virtude das chuvas que atingem o município. O volume acumulado ultrapassou 357mm nas últimas 48 horas, provocando alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios em pelo menos 46 pontos da cidade. Com o decreto, o município pode acessar recursos estaduais e federais, realizar compras emergenciais, convocar voluntários e adotar medidas imediatas de proteção à população.
Até o início da tarde do sábado, 5, os abrigos da prefeitura estavam com 346 pessoas desalojadas. Em todo o município, 36 pontos de apoio estão em funcionamento, incluindo quatro abrigos.
A prefeitura mantém contato direto com o governo do Estado para garantir o apoio necessário. O prefeito angrense Cláudio Ferreti (MDB), falou por telefone com o governador Cláudio Castro (PL) para alinhar ações e intensificar os esforços conjuntos voltados à proteção e ao atendimento da população. Doações do Estado já estão chegando à cidade, incluindo mantimentos, colchões e itens de limpeza e higiene.
Mais de 60 funcionários, sete caminhões, oito retroescavadeiras e uma escavadeira da prefeitura estão nas ruas para minimizar os problemas. A maior parte das ações é de retirada de barreiras e árvores caídas em vias públicas, desobstrução de redes de águas pluviais, retirada de entulhos e limpeza de calçadas.
A prefeitura também montou pontos para receber donativos das 9h às 16h para as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.
Pessoas físicas podem fazer as doações na secretaria de Desenvolvimento Social (Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro) ou no galpão do Almoxarifado da prefeitura (Rua prefeito João Gregório Galindo, 6511, Aeroporto/Japuíba). Empresas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da prefeitura na rua Leandro José de Figueiredo, 22, na Praia do Anil; e na alameda coronel Otávio Brasil, 253b, no Balneário.
O Serviço de Pronto Atendimento do Parque Mambucaba é a única unidade de saúde de emergência interditada no momento, em função de alagamento. Neste bairro, os usuários devem acionar o SAMU (192) e, conforme a necessidade de cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.