Após o registro de vários pontos de alagamentos em toda a cidade nas chuvas do início de abril, a prefeitura de Angra se mexeu e está empreendendo ações de limpeza de rios e canais por toda a cidade. Algumas ações são pedidas há vários anos pela população e só agora estão sendo realizadas.
Na Japuíba, equipes da secretaria de Serviços Públicos já está realizando o desassoreamento do rio Japuíba, intervenção que é essencial para a prevenção contra alagamentos. A Vila Nova é local que sofre há mais de dez anos com o transbordamento do rio.
No Parque Mambucaba, o governo municipal reuniu lideranças comunitárias e autoridades na quarta-feira, 20, para apresentar o projeto de desassoreamento da foz dos rios Mambucaba e Perequê. Com as intervenções o município crê que poderá minimizar o impacto causado pelas futuras chuvas no bairro.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino, os serviços em Mambucaba serão realizados no início de maio.
— O desassoreamento da foz dos rios Mambucaba e Perequê será feito com a licença ambiental concedida pelo Inea/RJ ao município. Por um prazo de 120 dias, iremos executar o desassoreamento dos canais hídricos de 14 localidades — previu o secretário Tiago.
No total, a prefeitura de Angra dos Reis planeja realizar 23 intervenções de limpeza e desassoreamento em 15 localidades, com o objetivo de garantir o escoamento de água, evitando os transtornos com enchentes e alagamentos.
Fotos: Divulgação/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: