Apesar de o Ministério da Saúde ter estendido nesta segunda-feira, 3, a vacinação contra a gripe (Influenza A – H1N1) para a população de todo o país, no estado do Rio de Janeiro continua valendo a regra inicialmente adotada, de vacinar somente as pessoas que fazem parte do público-alvo inicial da ação.
Em Angra dos Reis, desde a abertura da campanha, no dia 10 de abril, 26.300 pessoas foram imunizadas, ou seja, 51% do público-alvo, estimado em 50 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público específico e, por conta disso, a previsão é que até o dia 15 deste mês a vacinação continue restrita a essas pessoas – e só após, a toda à população.
– A vacinação foi prorrogada para um grupo prioritário justamente porque o estado do Rio de Janeiro tem uma das piores coberturas vacinais do Brasil. Temos que imunizar realmente quem precisa. O Ministério da Saúde liberou para toda a população de outros estados porque, em alguns, a taxa de imunização está em 80%, enquanto Angra está com 51% – explicou o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Eliezer Barros.
O público-alvo inclui crianças de seis meses até menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e adolescentes. A vacina está disponível para funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores de escolas públicas e privadas.
Vale destacar que um óbito causado por Influenza A (H1N1) foi registrado em Angra. Segundo o Departamento de Saúde Coletiva do município, trata-se de um idoso de 72 anos, que faleceu no último dia 15.
Em Angra, a imunização está disponível em mais de 50 unidades de saúde, incluindo os módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Especialidades Médicas (CEM) de todo o município. Nos CEM’s do Centro, Jacuecanga e Japuíba, a vacina pode ser encontrada de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, assim como em 17 ESF’s. Nos demais módulos, as equipes definem os dias de vacinação.
Unidades que oferecem vacinação de segunda a sexta:
1º DISTRITO
ESF Praia do Anil; ESF Marinas; ESF Balneário; ESF Morro do Peres; ESF Morro da Cruz.
2º DISTRITO
ESF Nova Angra 1; ESF Serra D’Água; ESF Areal 2; ESF Campo Belo 2.
3º DISTRITO
ESF Camorim Pequeno; ESF Camorim; ESF Caputera; ESF Cantagalo; UBS Monsuaba; ESF Jacuecanga.
4º DISTRITO
ESF Parque Mambucaba 3; ESF Parque Mambucaba 6.
CEM’s
Japuíba; Centro; Jacuecanga.
Foto: reprodução
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.